O uso irregular e ininterrupto de tecnologia por parte das crianças pode acarretar consequências que poderão atingir negativamente o desenvolvimento durante a infância. Porém, quando os dispositivos tecnológicos são utilizados com o intuito educacional, para o Colégio Renovação Anglo Indaiatuba, (SP), é uma das alternativas para evitar que as crianças tenham problemas psicológicos associados à questão da utilização excessiva das redes sociais e o uso passivo da tecnologia, sem aprendizado.

O Colégio Renovação Anglo Indaiatuba possui o Learning Book como método de aprendizado, que consiste em uma solução digital da SOMOS Educação, parte do sistema Anglo de ensino, também utilizado pela escola, que conecta alunos e professores por meio de uma plataforma com conteúdo pedagógico totalmente digital. A solução inovadora é utilizada a partir do Ensino Fundamental e, também, no Ensino Médio.

Segundo Joares Junior, diretor pedagógico do colégio, quando há uma ferramenta tecnológica dentro da sala de aula não significa que o aluno ficará olhando para a tela o tempo todo. É um meio de aprendizagem para o professor realizar aulas dinâmicas.

“Quando estamos falando de crianças a partir dos 11 anos, também colocamos a importância de regrar a quantidade do uso de telas, porque o excesso é prejudicial”, destaca o diretor.

Além disso, Joares Junior diz que a ideia do Learning Book é facilitar o processo de metodologia ativa e dinamização das aulas que ganhou mais importância neste momento pós-pandemia.

“As finalidades do Learning Book e de uma tela comum de celular, são diferentes, já que o primeiro estimula o aprendizado através das buscas por parte dos alunos, o segundo, pode ou não trazer conhecimento, por ser um uso mais passivo da tecnologia”, afirma.

“Ficar extremamente focado em telas, seja de videogame, celular, tablet ou TV, tira outras oportunidades da criança. No Infantil e no Fundamental I orientamos que o uso seja em momentos pontuais”.

Segundo a Associação Americana de Pediatria (AAP), nas idades entre 2 e 5 anos o tempo de tela máximo permitido é de 1 hora por dia, e de 6 a 10 anos, 2 horas. Abaixo das idades citadas, o uso não é recomendável, por isso, o Colégio Renovação Anglo Indaiatuba acredita que além da solução do Learning Book, o processo de escrita manual é importante, principalmente na memorização de conteúdos ao redigir manualmente nos cadernos.

O colégio também se atenta para faixa etárias que abrangem o Fundamental II e Ensino Médio, pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), entre 11 e 18 anos de idade, o tempo permitido do uso de telas é de 3 horas por dia, que é um limite saudável para não acarretar em problemas futuros.

O diretor pedagógico também comenta que a utilização das tecnologias na escola possuem o objetivo de aproximar o processo de ensino para aprendizagem para a realidade do aluno, por ser uma linguagem em que os estudantes lidam com mais facilidade, por terem crescido na era digital.

“Claro, sempre respeitando o tempo de tela, sabemos que a exposição pode não ser tão benéfica, mas utilizamos somente com intuitos educacionais”, ressalta o educador.

Há 20 anos, o Colégio Renovação Anglo Indaiatuba trabalha com desafios educacionais por meio de uma educação inovadora e busca o relacionamento saudável com pais e alunos. Com a visão de preparar os estudantes para o futuro, o colégio humaniza a relação pedagógica ao oferecer apoio individualizado em casos como a escolha de profissão e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Fonte: G1 Globo