A “Aplicação da Governança de TI em IES com foco em pessoas” foi o tema da palestra realizada pelo diretor de TI da Unemat durante o fórum realizado em Brasília

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) esteve representada na 13ª edição do Fórum RNP, em Brasília, nos dias 27 a 29 de agosto pelo diretor de Tecnologia da Informação da Unemat (TIU), o servidor Dhyego Silva Domingos Brandão. Realizado anualmente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a edição de 2024 contou com 140 palestrantes que abordaram a temática Conectando Futuros ao explorar a confluência de inovação tecnológica, a colaboração interdisciplinar e o avanço das tecnologias de comunicação como forças motrizes na transformação da sociedade.

A organização considera o Fórum RNP como um ponto de encontro da comunidade de ensino, pesquisa, inovação, saúde, cultura e defesa que multiplica parcerias e articula colaborações. Com o objetivo de estimular o debate sobre os rumos das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o evento aborda assuntos estratégicos do setor com o olhar no futuro das redes e infraestrutura de tecnologia que compõem o sistema nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (CT&I).  

Dhyego Brandão ministrou a palestra “Aplicação da Governança de TI em IES com foco em pessoas”. Na palestra o diretor de TI da Unemat apresentou a estrutura da Universidade, sua estrutura organizacional, os desafios e a metodologia para a aplicação da Governança de TI e os dados estáticos do antes e depois. Segundo Dhyego Brandão, a demonstração destes dados permitiu elucidar aos participantes o aumento no índice de satisfação dos usuários.

“Esses momentos são importantes para podermos abrir diálogos sobre as metodologias utilizadas para fazer uma gestão humanizada dos técnicos da TIU, que são responsáveis por desenvolver e sustentar as tecnologias utilizadas por toda comunidade acadêmica e que, na pandemia, pode contribuir para que a Unemat retornasse às suas atividades em apenas três meses após o início do lockdown”, completou Dhyego Brandão.

Por Hemília Maia