O sucesso de uma companhia depende de inúmeros fatores. Entre eles, é imprescindível considerar a participação dos colaboradores. Afinal, o quadro de funcionários é essencial para o exercício da entidade. Assim, eles compõem a criação de estratégias, inovação, atendimento, suporte, vendas e muito mais. No entanto, a manutenção das habilidades e conferência de atribuições diárias são algumas das ações responsáveis por manter as empresas ativas. A partir disso, o auxílio da tecnologia tornou a função de gerenciar assertiva.
A era digital já alcançou o nosso cotidiano
Em primeiro ponto, é necessário frisar como o mundo caminha para uma realidade cada vez mais digital e integrada aos recursos tecnológicos. Afinal, a era na qual vivemos é voltada para transformar as ações, principalmente, quando se trata do meio corporativo. Sendo assim, a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, período iniciado por volta de 2011, ainda se mantém com o objetivo de melhorar a eficiência e produtividade nos processos.
O diretor de tecnologia da Total IP, Geovani Oliveira, analisa a ascensão desse tópico atualmente. “Hoje, estamos cada vez mais conectados. O universo on-line é um dos maiores facilitadores para executar tarefas. A pandemia da Covid-19, de fato, acelerou a utilização desses sistemas. No entanto, também reforçou e implantou processos antes nem considerados, como o home office, a telemedicina, os bancos digitais e muito mais”, argumenta.
A tecnologia promove inúmeras transformações e aprimora a gestão de pessoas
Como os mecanismos fazem parte da rotina, eles certamente estão no meio laboral. Afinal, essa vertente é onde as pessoas tendem a passar a maior parte do seu tempo diário. Então, o especialista frisa quatro alterações na dinâmica das corporações fornecidas pelo uso de softwares para aumentar a performance do quadro. Confira:
Automatização de procedimentos: essa modificação implica em acrescentar um sistema para automatizar, ou seja, executar a maior parte ou por completo uma tarefa. Um grande exemplo disso é o Excel, onde você aplica uma fórmula e a ferramenta dá continuidade nos resultados por meio das informações disponíveis.
Oliveira ainda frisa como ocorre a conexão das habilidades humanas com essas funcionalidades. “A automação e o uso de recursos, como a inteligência artificial, vêm acompanhados do preceito de redução e substituição da mão de obra. Porém, ao contrário desse censo, a junção dos dois tem se mostrado cada vez mais positiva, para a companhia e o profissional”, diz.
Para demonstrar essa parceria, um estudo realizado pela WorkMarket descobriu como 58% dos trabalhadores consideravam essa alternativa para elevar os níveis de satisfação com o trabalho. “Nessa integração, as atribuições, antes manuais, podem ser feitas rapidamente. Assim, o foco muda para um objetivo mais desafiador e proveitoso para a organização”, pontua o diretor.
Geração de dados internos e externos: as informações concretas sobre a instituição, sejam elas de clientes ou da própria equipe, se caracterizam como um artifício essencial para a criação de estratégias, treinamentos, feedbacks, entre outras ações, em função de aprimorar o funcionamento.
Quando se trata da gestão de pessoas, dar retorno sobre os desempenho do contratado é uma maneira assertiva de solicitar mudanças e distribuir elogios.De acordo com a pesquisa da Gallup, os funcionários com o acesso a avaliações regulares têm um nível de engajamento 14,9% maior, comparado a quem não recebe. Além disso, uma comunicação clara e transparente é essencial para manter uma cultura organizacional saudável.
Para a captação desses dados, Oliveira apresenta a seguinte solução da Total IP: “o auxílio dos Relatórios e Dashboards faz toda a diferença na observação do líder. Para quem cuida de grandes times, como os setores de call center, por exemplo, mensurar esse quesito fica simples. Afinal, a ferramenta coloca todas as captações sobre as chamadas em uma única plataforma. Dessa maneira, a geração de considerações consegue ser ainda mais pontual e efetiva para alcançar melhorias”, alerta.
Redução nos níveis de erro: um típico ditado já disse “errar é humano”. Então, não podemos excluir essa possibilidade sem contar com uma atualização para suprir as ações passíveis de falha. Conforme a Sage Intacct, mais de 80% das empresas relataram uma redução nos equívocos após a implementação da automatização de tarefas financeiras. Isso não se restringe a um setor, mas pode ser alcançado em diversas áreas do mercado.
Melhorias na experiência do colaborador: quem orienta uma equipe, entende a relevância desse tópico na hora de alcançar os objetivos desejados e gerar crescimento na entidade. “Para um lado ser bem atendido e estar satisfeito com o nome, a parte interna precisa também dispor de estruturas, valorização e condições para ficar feliz em sua posição e oferecer o melhor ao público”, instrui o especialista em tecnologia.
Com o uso das inovações, o modelo de trabalho remoto tem alcançado esse quesito para a população brasileira. Essa opção entregou aos indivíduos mais conforto, flexibilidade, ganho de tempo para conciliar a vertente pessoal e corporativa e, também, se provou como uma atitude de atuação responsável por fomentar maior desempenho.
Oliveira comenta como a estruturação das companhias digitalmente deve ir além de uma boa rede de navegação. “A Internet foi um meio propulsor para essa contribuição. No entanto, atrelar outras configurações faz as corporações seguras, completas e efetivas, mesmo virtualmente. Por isso, é indispensável a incorporação de instrumentos para o escritório se manter presente em qualquer lugar do mundo. Ao pensar nisso, a solução apresentada anteriormente auxilia no monitoramento das atividades, com status de entrada, saída, produção, intervalo, entre outros”, finaliza.