Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) participou neste fim de semana do 18º Concurso de Violino Paulo Bosisio, na cidade de Tatuí (SP). Dos nove participantes do projeto de extensão “UFMT com a Corda Toda” na competição, cinco estavam na final representando o estado, divididos em categorias por idades. Nessa disputa, que envolveu jovens estudantes de música de todo o Brasil, a UFMT levou o segundo lugar na categoria B com candidatos de até 20 anos de idade.
A coordenadora do projeto, professora Rubia Naspolini Yatsugafu conta que a competição teve início na última sexta-feira (02), com a categoria C, que contempla participantes com até 14 anos de idade. “Nossos três competidores Benjamin Lira de Freitas, Cristhyen Reinald dos Santos Bossani e Jhonnathan Mikaell Salvador da Silva tocaram lindamente e todos eles conquistaram vaga na final. Assim, dos sete finalistas da Categoria C, três são de Mato Grosso”, explica.
A professora conta ainda que na manhã do dia 03 a competição foi para a categoria categoria B, com candidatos de até 20 anos, onde obtiveram a segunda classificação final. “Também fizemos bonito nessa categoria, e se apresentaram com muita qualidade. O Ayzan Carlos de Sousa Abreu e Pablo Henrique Marques Martins tiveram suas primeiras experiências em concurso de violino, e Joahan de Souza Lima conquistou uma das cinco vagas na final ficando em segundo lugar”, explica a professora complementa que o projeto representa 20% da final dessa categoria.
Na tarde desse mesmo dia aconteceram as provas da categoria A, para candidatos de até 27 anos. “Nossos estudantes Mathias Santos Silva estreou em concurso, e Carlos André Nunes Soares teve a sua primeira participação nesse formato. Jhonnisvan da Cruz Campos (Jhonni Campos), conquistou uma das quatro vagas na final. Somos 25% da final na categoria A”, ressalta.
Conquistas são fruto de dedicação e parcerias
A participação do projeto de extensão UFMT com a Corda Toda representa 31,25% dos finalistas do Concurso, e para a coordenadora do projeto essa conquista só foi possível pela rede parceira e envolvimento dos participantes. “Somos um time, uma equipe, e temos como nosso professor um violinista e pessoa incrível, o professor Oliver Yatsugafu que tem feito um trabalho fantástico em Cuiabá nesses nove anos de UFMT”, destaca.
Rubia Naspolini Yatsugafu fala ainda sobre a participação de pessoas importantes para esses resultados. “Nossa querida Kátia Balloussier, pianista de fundamental relevância para o projeto. Destacamos também a importância das famílias dos nossos alunos. O nível do concurso estava muito alto, com participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, e outros estados”, finaliza.
Paulo Bosisio é um dos mais destacados nomes no cenário musical brasileiro, como violinista concertista, camerista e pedagogo. O concurso objetiva Incentivar e apoiar aqueles que se dedicam ao estudo do instrumento de cordas, bem como descobrir novos valores, promover intercâmbio entre os jovens instrumentistas do país e aprimorar práticas solísticas.
Por: Gerência de Imprensa UFMT