Estados membros da UE e instituições como o Banco Europeu de Investimento, coordenarão um investimento de EU 260 milhões para conter o desmatamento
Nesta sexta-feira (15), a União Europeia anunciou o apoio um plano voltado a preservação da floresta amazônica. O bloco se comprometeu a coordenar as contribuições financeiras dos seus membros e a garantir que o dinheiro seja gasto conforme pretendido no âmbito do seu esquema de investimento, conhecido como Global Gateway. Segundo o anúncio, o chamado Team Europe, que inclui os países do bloco e instituições como o Banco Europeu de Investimento, vai coordenar EU 260 milhões já prometidos por Espanha, Itália, Suécia, França, Alemanha e Países Baixos para conter o desmatamento.
A UE divulgou ainda que vai acrescentar um segundo montante, cujo valor não foi esclarecido, para proteger a floresta da exploração madeireira. A UE já havia se comprometido anteriormente a investir UE 45 mil milhões na América Latina até 2027 no âmbito do projeto Global Gateway. Ministros do bloco e da América Latina estão reunidos nesta sexta em Santiago de Compostela, na Espanha, para tratar dos detalhes deste investimento e garantir que o dinheiro seja entregue e gasto conforme o planejado, conforme a Reuters.
No passado, a Comissão foi criticada por prometer grandes montantes à países em desenvolvimento sem mecanismos para verificar se o dinheiro foi realmente desembolsado. Desta vez, a Comissão assumirá a liderança na coordenação dos fluxos, integrando as doações de cada país europeu numa plataforma de doadores lançada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) também nesta sexta.
Texto: Redação, do Um Só Planeta