Com a circulação frequente de imagens falsas e geradas por inteligência artificial (IA) contribuindo para a disseminação de fake news, o Twitter decidiu ampliar a função Notas da Comunidade para tweets com arquivos de mídia. A novidade foi anunciada pelo microblog na terça-feira (30).
O recurso, que já permitia adicionar contextualização em publicações de textos, agora também poderá ser utilizado para sinalizar posts com imagens duvidosas. Inicialmente, a ferramenta será restrita às publicações com apenas uma foto, mas futuramente passará a suportar postagens contendo várias imagens e também GIFs e vídeos.
De acordo com a rede social de Elon Musk, os tweets sinalizados serão exibidos com o seguinte rótulo: “Esta nota é sobre a imagem e pode ser mostrada em outros tweets incluindo a imagem”. A plataforma explicou ainda que, neste primeiro momento, o algoritmo pode apresentar alguma imprecisão ao comparar mídias semelhantes.
A princípio, as notas da comunidade para imagens no Twitter só poderão ser criadas pelos colaboradores com pontuação de impacto de escrita de 10 ou mais. Ao usar o recurso, as pessoas terão a oportunidade de escolher se o rótulo valerá para o tweet em questão ou para a imagem contida nele e em todos os posts nos quais ela aparece.
Exemplos recentes
Recentemente, duas imagens geradas por IA que viralizaram no Twitter, deixando muitos internautas em dúvida sobre a veracidade delas, certamente poderiam receber as notas da comunidade para fotos. Em uma delas, o papa Francisco aparece usando uma jaqueta da Balenciaga, enquanto a outra sugere um suposto ataque terrorista ao Pentágono.
Conforme o microblog, o novo recurso de moderação colaborativa está sendo testado neste momento, ou seja, ainda não fica visível para todos os usuários. Além disso, o rótulo poderá surgir em tweets “recentes e futuros”, caso as postagens sejam sinalizadas pelo sistema.
Por: André Luiz Dias Gonçalves