Conhecer os princípios técnicos do ESG, saber identificar as informações greenwashing e atuar como incentivador de práticas de desenvolvimento social, ambiental e de governança. Esses são alguns dos temas preparados para a capacitação de jornalistas e profissionais de comunicação promovido pela Plataforma Nobis, em parceria com a agência Smartcom Inteligência em Comunicação. A palestra “Imprensa ESGível” será online e acontecerá no dia 25 de julho, das 8h30 às 10h.
Segundo Claudia Coser, professora, doutora e fundadora da Plataforma Nobis, que atua na implementação de estratégias de ESG nas empresas, o crescimento do interesse do mercado por notícias relacionadas às iniciativas empresariais nos âmbitos ambiental, social e de governança, impacta diretamente o trabalho dos jornalistas que coletam informações e as divulgam diariamente. “É importante que os profissionais da imprensa estejam capacitados para, antes de tudo, identificar com objetividade e capacidade crítica ações ESG capazes de impactar o público. Mais do que juntar “cases” de ESG, é preciso provocar insights que impulsionem novas iniciativas, tanto no poder público quanto privado”, acredita Claudia Coser.
A professora considera a comunicação como um dos principais pilares de transformação. “O ESG consiste numa rota de transformação para o cuidado com a vida do Planeta, das Pessoas e da Perenidade dos negócios. Quanto mais os diferentes públicos estiverem engajados na transição para sociedades e empresas melhores, mais oportunidades concretas surgirão”, comenta.
É preciso vender ideias sustentáveis
Além da abordagem a respeito dos princípios essenciais do ESG, os participantes terão acesso a mecanismos para a abordagem eficaz de temas relacionados ao ESG e também evitar o greenwashing. O termo em inglês pode ser traduzido como “lavagem verde” e denomina uma estratégia de marketing utilizada para promover discursos, ações e propagandas que reforçam a sustentabilidade de organizações, mas que na prática não se sustentam.
Para Silvana Piñeiro, CEO da Smartcom, mestre em Estudos Políticos e especialista em Comunicação para ESG pela Deutsche Akademie für Public Relations GmbH (DAPR) e uma das palestrantes do evento, “Hoje, o ESG está na “moda”, no entanto ele ultrapassa as fronteiras comunicacionais, ele funciona se estiver no cerne do negócio. Há práticas que são robustas, realmente válidas para a promoção do desenvolvimento sustentável, mas algumas empresas optam por apenas “empacotar certas ações pontuais para surfar na onda. Os profissionais de comunicação precisam estar preparados para identificar os discursos de fachada”, comenta.
Junto com a comunicação, o Marketing tem um papel fundamental na divulgação e engajamento ao ESG. Segundo a professora Shirlei Camargo, mestre em Neuromarketing e doutora em Marketing, que também palestrará no encontro, o Marketing Social utiliza estratégias mercadológicas para a venda de ideias. “Adaptamos as estratégias utilizadas para produtos e adequamos aos conceitos que são importantes para a sociedade”, completa.
O evento será exclusivo para jornalistas de imprensa e profissionais de comunicação e ESG do Brasil e exterior.