Inscrições estão abertas até novembro para carreira de Analista de Dados

O TNT Energy, energético do Grupo Petrópolis, em parceria com a SoulCode Academy, edtech voltada à democratização do acesso à educação digital, anunciam o lançamento de um bootcamp exclusivo para capacitar pessoas com deficiência (PCDs) para o mercado de tecnologia. O programa, com duração de três meses, oferece 30 vagas gratuitas para formação de Analista de Dados, com inscrições abertas até o dia 11 de novembro.

A iniciativa visa proporcionar capacitação profissional ao público PCD, por meio das plataformas online da SoulCode, que já formaram gratuitamente mais de 3 mil pessoas nos Bootcamps e impactaram outras 100 mil por meio dos passaportes digitais para bolsas sociais. Todos os cursos oferecidos são gratuitos. 

No caso dos PCDs, a realidade do mercado de trabalho ressalta a urgência da iniciativa. Dados da pesquisa PNAD do IBGE mostram que somente 26% das pessoas com deficiência estavam trabalhando em 2022. Em relação à área de tecnologia, estudo da startup Revelo, voltada ao mercado de TI, revela que apenas 1,6% das vagas abertas em tecnologia em 2021 foram oferecidas a candidatos PCDs.   

Essa disparidade ocorre apesar da carência de profissionais qualificados na área de TI. Segundo relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), são formadas anualmente no país 46 mil pessoas com perfil tecnológico, mas o mercado de trabalho tem capacidade de empregar 70 mil profissionais por ano.

“O Grupo Petrópolis foi a primeira empresa a apoiar a SoulCode e a marca TNT presente desde nosso primeiro curso, em 2021”, conta Carmela Borst, CEO e cofundadora da SoulCode. “Juntos, já qualificamos milhares de pessoas para ingressarem no mercado de tecnologia, além de termos formado mais de 800 PCDs. Estamos contribuindo, juntos, para uma sociedade mais justa e inclusiva”, completa.

A iniciativa se alinha ao propósito de gerar impacto social da empresa. “Acreditamos que a educação é uma das forças mais poderosas para transformar vidas e permite quebrar barreiras. Esse bootcamp oferece às pessoas com deficiência ferramentas para conquistarem espaço no mercado de tecnologia, onde existe pouca presença de PCDs. Mais do que formar profissionais, buscamos, juntos com a SoulCode, transformar realidades”, diz Tadeu Tronco, gerente de marcas do Grupo Petrópolis.

Tendo como propósito democratizar a educação digital, gerando impacto social e inclusão por meio da tecnologia, a SoulCode já formou desde 2021 mais de 100 mil pessoas “não óbvias”. Esse conceito explica-se pelo perfil dos formados: são pessoas que têm entre 13 e 66 anos de idade, moram em 25 Estados distintos, 52% são mulheres, 49% são pretos ou pardos, 35% LGBTQIA+ e 14% PCDs.

O bootcamp da SoulCode é um curso online e ao vivo, com duração de três meses e mais de 480 horas-aula. Possui um método de ensino imersivo, que trabalha a partir da solução de problemas reais, inclui aulas de inglês e o desenvolvimento de softskills por meio de mentorias com profissionais experientes do mercado para pequenos grupos de alunos. O salário médio dos alunos egressos dos bootcamps é de R$ 3.500.

Já o passaporte digital para bolsas de estudo inclui cursos com duração de 40 a 200 horas, com aulas gravadas de soft skills, exercícios pré-elaborados e a opção de aulas de inglês em curso separado. A empregabilidade dos formados nesses cursos é de 90%.   

Os interessados em participar do programa podem se inscrever pelo link: https://soulcode.com/tntdados, até o dia 11 de novembro.