Desde o lançamento do ChatGPT, um modelo de linguagem com capacidade de responder perguntas e manter diálogos com humanos, há um grande avanço na inteligência artificial. Muitos setores estão se desenvolvendo rapidamente e a capacitação profissional é uma delas. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2040, o impacto econômico da tecnologia será de US$ 4,4 trilhões. Com recorte para a área de Recursos Humanos, 6 em cada 10 profissionais do setor já usam IA na rotina, segundo a Ticket.
Para Jan Krutzinna, CEO e fundador da ChatClass, startup com a missão de democratizar o acesso à educação de qualidade e otimizar os processos operacionais das organizações por meio do WhatsApp e Instagram, o uso da inteligência artificial aliada a esses aplicativos traz muitos benefícios para as empresas, uma vez que proporciona o treinamento descentralizado, promovendo times mais engajados e capacitados.
“Acreditamos que a personalização do treinamento, a simulação de situações de trabalho e o feedback instantâneo podem transformar a maneira como as empresas treinam seus colaboradores e melhorar significativamente a produtividade e a qualidade dos resultados”, explica.
Para Krutzinna, a tecnologia vai trazer mudanças significativas para um novo perfil de ensino corporativo, como:
- Aprendizado efetivo com feedbacks em tempo real
O conteúdo entregue via chat é absorvido mais facilmente através de pílulas de conhecimento, quizzes e conteúdo gamificado. Além de rápido acesso aos conteúdos, que podem ser disparados por ferramentas já familiarizadas por muitos como o WhatsApp e Instagram, para tornar a experiência de aprendizagem mais eficaz, a inteligência artificial consegue fornecer feedbacks instantâneos para cada aluno/colaborador, o que os ajuda a corrigir os erros e aprender com eles imediatamente.
- Gestão inteligente de dados
As empresas que adotam a inteligência artificial para a capacitação de seus colaboradores também podem monitorar o progresso e avaliar o sucesso do treinamento em tempo real. Isso permite que os gestores ajustem o treinamento e garantam que os colaboradores estejam recebendo a formação necessária para desempenhar suas funções de maneira eficaz.
- Acessibilidade e alcance
Dados de uma pesquisa recente da empresa Emergence apontam que 80% da força de tarefa global não trabalha em escritórios. Como fazer para treiná-los de forma efetiva e acessível? O WhatsApp ou Instagram são dois aplicativos de fácil alcance e adequados para fornecer o treinamento na hora em que o funcionário estiver focado.
- Maior engajamento
“Com base na nossa experiência, cursos via WhatsApp engajam até 3 vezes mais que as plataformas tradicionais de ensino à distância e oferecem uma taxa de conclusão superior aos cursos à distância”, pontua o executivo. Com a inteligência artificial, as empresas podem criar times mais engajados e treinados, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos resultados. “A adoção da tecnologia na capacitação profissional é uma tendência que deve crescer nos próximos anos, e as empresas que a adotarem agora estarão na vanguarda dessa transformação”, finaliza Krutzinna.
Sobre a ChatClass
Com o propósito de transformar a educação e os treinamentos por meio de conversas no WhatsApp e Instagram, a edtech ChatClass é pioneira na educação conversacional através de inteligência artificial, e agora também utiliza o ChatGPT para fornecer conteúdos e feedbacks personalizados para os alunos.
Fundada em 2014 pelo cientista da computação alemão Jan Krutzinna, a edtech já foi selecionada para programas de aceleração como IBM Hyper Protect Accelerator, Estação Hack do Facebook e Google for Startups, e venceu prêmios internacionais de inovação na educação como TPrize (MIT), Learning Engineering Tools Competition. Foi eleita uma das 10 edtechs mais inovadoras do mundo pela GSV Cup. Desde a chegada da ChatClass ao mercado, mais de 750 mil pessoas foram treinadas pelos seus cursos. Mais informações no site.