Plataforma lançou a ferramenta “Grupo Privado de Criadores no Brasil” para ajudar as marcas a aumentarem sua produção e impacto na rede social

O TikTok decidiu dar um empurrãozinho na forma como as empresas aproveitam sua força de vendas. A plataforma lançou, em dezembro, a ferramenta “Grupo Privado de Criadores no Brasil”, permitindo que vendedores de grandes marcas — como Natura, Magalu e C&A — se tornem criadores de conteúdo, gerando vídeos em escala e alinhados à linguagem nativa da rede social. O modelo busca não só aumentar a produção de conteúdos de qualidade, mas também impactar diretamente os resultados comerciais dessas empresas.

Segundo Thomas King, diretor de Produtos Criativos do TikTok na América Latina, a ideia surgiu de uma necessidade clara das marcas: aumentar a produção criativa em um formato que ressoe com os usuários da plataforma. “As empresas buscavam uma maneira de escalar a criação de conteúdo sem perder a qualidade, algo que é essencial para o sucesso das campanhas no TikTok”, afirmou King a Época NEGÓCIOS.

O processo é simples. As empresas criam um briefing com os detalhes da campanha e o produto que desejam promover. A ferramenta, então, seleciona os vendedores mais adequados, que se inscrevem para criar os vídeos. Após a produção, os vídeos podem ser impulsionados pela marca, o que amplia seu alcance, ao mesmo tempo que garante que o conteúdo mantenha o formato desejado para o público do TikTok.

Segundo King, o programa está em fase de expansão, e o TikTok continua aprimorando a plataforma com base no feedback de criadores e marcas.

Como funciona?

Para que uma marca participe do “Grupo Privado de Criadores no Brasil”, o primeiro passo é convidar seus vendedores a se inscreverem. De acordo com King, “os vendedores são convidados a criar vídeos sobre os produtos ou serviços que já conhecem, o que torna o processo mais autêntico”.

A inscrição no programa é simples e intuitiva. É possível se inscrever diretamente por meio do TikTok, utilizando uma interface que facilita a criação de vídeos. “Eles podem usar o app de forma simples, criando vídeos que se alinham com as tendências da plataforma e com o comportamento do público”, afirmou King.

Além disso, o TikTok oferece suporte adicional e treinamento aos novos criadores, especialmente aos vendedores sem experiência com a produção de vídeos. A rede também fornece dicas sobre como estruturar vídeos, utilizar músicas e efeitos, e sugere formatos que atraem mais visualizações e engajamento.

A participação no “Grupo Privado de Criadores” também oferece um modelo de remuneração baseado no revenue share. Ou seja, os vendedores recebem uma parte da receita gerada pelos vídeos promovidos pelas marcas.

De que forma as marcas estão utilizando o programa?

O modelo foi implementado pela primeira vez pelo Magazine Luiza (Magalu). Vendedores da plataforma de e-commerce da varejista se inscreveram para criar vídeos, que foram usados para promover produtos no perfil oficial da empresa no TikTok. “A adesão foi significativa, e os resultados mostraram o impacto direto no desempenho das vendas”, destacou King.

Em outro segmento, a Natura adotou a ferramenta com suas consultoras, que passaram a produzir conteúdo para divulgar produtos da marca. A empresa já está expandindo o projeto para o Brasil inteiro, com a adesão de 88% das consultoras convidadas para a primeira fase do programa.

Já a C&A, com o programa Minha C&A, utilizou consultoras de moda para criar vídeos nativos no formato TikTok. O resultado foi uma elevação de 40% nas vendas da campanha, uma receita 83% maior e um aumento de 30% no ticket médio, enquanto o custo de conversão foi reduzido em 28%.

Por Alice Labate