Solução veio como consequência do crescimento de buscas dentro do aplicativo

Rede social com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, o TikTok agora busca se consolidar também como ferramenta de busca. A companhia anunciou hoje, durante o Web Summit Rio 2025, o lançamento do TikTok Search Ads no mercado brasileiro.

O recurso de anúncios abre oportunidade para que empresas e criadores de conteúdo comprem palavras-chave e garantam que seus vídeos apareçam entre os resultados de buscas feitas por usuários no aplicativo, explicou a gerente-geral de soluções para negócios do TikTok para a América Latina, Gabriela Comazzetto.

A solução de marketing digital, lançada inicialmente nos Estados Unidos em 2024, veio como consequência do crescimento de buscas dentro do aplicativo. De acordo com a executiva, três a cada quatro descobertas no TikTok foram resultado de uma busca, e 91% dos usuários dizem já ter tomado alguma ação após fazerem uma pesquisa na plataforma.

Além disso, 81% dos usuários afirmam já ter descoberto novos assuntos e interesses no aplicativo, e 40% dos usuários nos Estados Unidos usam o TikTok como ferramenta de busca – muitos deles, como ferramenta de busca primária.

— O Search Ads traz a oportunidade de ser descoberto no TikTok — destacou Gabriela Comazzetto.

ChatGPT vs. TikTok

Enquanto modelos de inteligência artificial vêm ganhando a preferência de alguns usuários como ferramenta de busca e já rivalizam com mecanismos mais tradicionais, como o Google, a diretora global de marketing integrado do TikTok, Carolina Baracat, não vê o ChatGPT como uma ameaça ao TikTok na disputa desse espaço:

— A busca no TikTok é diferente. Ela é visual, interativa e social. Como se trata de plataforma de entretenimento, que tem muitos vídeos e muita criatividade, a pessoa pode descobrir novos interesses e conteúdos. A comunidade sente muito essa coisa da descoberta.

Carolina Baracat destacou ainda que as discussões sobre o possível banimento do TikTok nos Estados Unidos não impactam a operação no Brasil, que é visto como um mercado estratégico para a companhia.

— O Brasil é um polo de criatividade, alto engajamento e inovação. Para se ter ideia da relevância do país no TikTok, a busca global pelo Brasil na plataforma aumentou 80% nos últimos tempos, principalmente em relação a turismo e viagens. Já o número de publicações com a hashtag #imstillhere, por causa do filme “Ainda estou aqui”, teve aumento de 1.500%.

Como viralizar no TikTok?

Para marcas e influenciadores que buscam viralizar seus conteúdos no TikTok, a executiva da companhia disse que não há fórmula mágica, mas boas práticas que podem ajudar a aumentar a relevância dos vídeos na plataforma. A dica é focar em três R: ritmo, rima e razão.

— Começar com um gancho dá ritmo ao conteúdo. A rima é pensar em qual mensagem você vai repetir no vídeo. E a razão é o propósito do que está sendo feito — recomendou. — Também é interessante pensar se dá para navegar nas trends. Não precisa copiá-las exatamente, mas elas podem ser inspiração para conteúdos e negócios.

Por: Camilla Muniz, O Globo — Do Rio