sábado,23 novembro, 2024

Tereza Cristina: ‘O agro está no centro do negócio e é altamente sustentável e tecnológico’

Debater oportunidades de investimentos para o Brasil e, ainda, unir forças para contribuir com as vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Foi com esse objetivo que cerca de 300 empresários, nove governadores e 20 deputados e senadores se reuniram no LIDE Brazil Investment Forum, na manhã desta terça-feira (14), em Nova York, nos Estados Unidos.

Em sua fala, Michel Temer, ex-presidente do Brasil, destacou a importância de definir secretarias técnicas para a prevenção de incidentes climáticos que vêm se repetindo no país. “Situações como essa despertam o fenômeno da solidariedade, que deveria se espalhar para todo o sistema político e administrativo do Brasil. A ideia de que quem perde a eleição deve querer destruir aquele que ganhou não contribui para o crescimento do nosso país”.

vfc_lideny_14052024__ILL0828_1O ex-presidente Michel Temer destacou a importância da solidariedade para a construção do país (Foto: Vanessa Carvalho/LIDE)

O senador Ciro Nogueira também apontou a importância da oposição para o crescimento do país. Para o ex-ministro-chefe da Casa Civil, o empresariado tem papel fundamental para explorar os potenciais do Brasil.

A senadora Tereza Cristina enfatizou a pujança do agronegócio brasileiro. Para a parlamentar, é fundamental o entendimento de que o agro não é o responsável por todas as catástrofes do país.

“Além de estar no centro do negócio e ser responsável por um terço do PIB, o agro brasileiro é altamente sustentável, tecnológico e vem cumprindo seu papel para a segurança alimentar. Ele trabalha no Brasil para o Brasil e também para o mundo, com tantas exportações de alimentos”.

A ex-senadora e ex-ministra da Agricultura Katia Abreu comemorou a alta produção de etanol e frisou a importância do etanol de milho. Katia destacou as riquezas naturais brasileiras e fez críticas ao alto custo da importações de fertilizantes, que, segundo a ex-senadora, deveria ser explorado em território nacional.

“Temos potássio, fósforo e nitrogenados, que poderiam ser fabricados no país. Para atender a mineração, vamos precisar de 2 milhões de hectares de plantio de biomassa nos próximos 10 ou 15 anos. O custo está altíssimo para isso. Um dos nossos principais desafios é o licenciamento ambiental”.

vfc_lideny_14052024_VANL3655Katia Abreu enfatizou as riquezas e oportunidades do Brasil. (Foto: Vanessa Carvalho/LIDE)

Deputado federal, Marcos Pereira falou sobre as reformas e mudanças estruturantes que já estão em curso para a construção de um sistema tributário mais equilibrado e eficiente. “As medidas antiburocráticas melhoram o ambiente de negócios do país. Sigo comprometido para que as propostas que ainda estão em andamento sejam aprovadas, como as referentes às fake News e à transição energética. Defendo uma economia liberal e desburocratizada e um ambiente de negócios inovador”.

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro afirmou que é hora de resgatar o espírito público em busca de um objetivo maior, o de proporcionar um país mais justo aos cidadãos. “Trabalho para aumentar a base de arrecadação, se for preciso, mas não o aumento de impostos”.

Danielle Cunha, deputada federal pelo Rio de Janeiro, enfatizou a importância da participação das mulheres no cenário político nacional.

Presidente da CNSEG, Dyogo Oliveira falou sobre o aumento da frequência e da gravidade das intempéries climáticas, destacando o papel da sociedade na resolução das consequências dos incidentes naturais. “Precisamos nos organizar enquanto sociedade para isso, e isso não é exclusividade do setor público, exige atenção e participação do setor privado. As obras públicas e a urbanização devem ser repensadas e executadas de maneiras diferentes. O setor de seguros está se mobilizando em prol de uma solução”.

Finalizando o painel que reuniu os parlamentares, o deputado federal Arthur Maia fez questionamentos sobre o setor público. “A quem deve servir o Estado brasileiro? Sou a favor de uma avaliação de desempenho no setor público”.

O LIDE Brazil Investment Forum tem patrocínio do Banco BRB, Bradesco, Cedae, CNseg, Codemge, Febraban, Gerdau, Hapvida NotreDame Intermédica, Invest.Rio, Paper Excellence, Sistema Fiems, UB e Wald. O evento conta com apoio da Aegea, Amaro Aviation, BRF, Cosan, Eletra, Estre, JHSF, Marfrig e TecnoBank. Além de apoio institucional da Brazil Amarican e Veja, Correio da Manhã, Jovem Pan News e Veja Negócios como mídia partners. America Airlines é a transportadora oficial e a Maringá Turismo, a operadora oficial.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados