Diferente do que algumas pessoas pensam, empreender com alguns tipos de negócios no franchising muitas vezes não requer grande investimento de capital e nem um volume maior de estoque. É possível sim ter o próprio negócio com um aporte inicial acessível e torná-lo lucrativo.
Negócios baratos são inclusive ideais para quem quer ter uma renda extra, pois é possível ter retorno rápido, trabalhar com algo lucrativo e criar maior confiança. À medida que a empresa vai crescendo é possível também transformá-la na renda principal. Muitas vezes os negócios baratos são home office, onde o franqueado pode gerenciar sozinho ou com poucos colaboradores, o que torna a manutenção da franquia mais barata.
Hoje no Brasil, abrir uma empresa é muito menos burocrático, e os pequenos negócios são valorizados. Pesquisa do Sebrae aponta que os empreendimentos de pequeno porte já representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Além disso, são 9 milhões de micro e pequenas empresas no país, o que equivale a mais de 52% dos empregos com carteira assinada.
Listamos abaixo quatro ideias de negócios com baixo investimento, inclusive em segmentos promissores e em alta no mercado. Veja:
Solução financeira
A AF Crédito Soluções Financeiras nasceu em 2013, na cidade de São José do Rio Preto (SP) e entrou para o mercado de franchising em 2019, com atuação no mercado de seguros e créditos com a possibilidade de ganhos imediatos. A marca atua com três modelos de negócios: home office, loja física, além de ser a única franquia financeira a oferecer o modelo totem, um sistema de autocontratação de crédito consignado para aposentados, pensionistas, funcionário público e adiantamento de FGTS.
A rede possui investimento a partir de R$ 24 mil e prazo de retorno estimado entre 2 a 6 meses. O faturamento médio mensal fica entre R$ 8 mil a R$ 40 mil (nesse caso o faturamento bruto são as comissões auferidas), com lucro líquido de R$ 7 mil a R$ 25 mil mensal.
Primeira franquia de banco digital
Fundada em 2019, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, o Dot Bank é um banco digital voltado para empresas que desejam automatizar processos, como o de pagamentos e recebimentos. Através da integração com o software de gestão, a conciliação automática favorece o ganho de performance no dia a dia. Além desses serviços, a plataforma conta com um portfólio de produtos que atendem empresas de pequeno e médio porte do comércio e varejo, como aquelas com alto volume de emissão de boletos bancários.
Com atuação no mercado de franquias, o Dot Bank atua exclusivamente com o modelo home office, cujo investimento inicial é a partir de R$ 2.212,00 e se destaca ao ser o primeiro banco digital a operar como franquia no Brasil. O faturamento é de R$ 8 mil com lucro médio mensal entre R$ 2 mil a R$ 5.500,00, e prazo de retorno estimado entre 3 e 12 meses.
Vender tecnologia
A Gigatron Franchising está no mercado há 25 anos e se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente no que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012.
Atualmente, a rede possui cerca de 60 unidades distribuídas pelo Brasil com modelo de negócio home office ou ponto comercial, e investimento inicial entre R$ 2.500 (modelo para cidades até 100 mil habitantes) e R$ 20.500 (modelo software). O faturamento varia conforme o modelo escolhido, entre R$ 5 mil a R$ 9.400 mensal, lucro líquido de R$ 3.500 a R$ 5.900, com prazo de retorno estimado em 1 a 12 meses.
Inspiração de Paris
A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com mais de 550 unidades no Brasil, tendo seu número dobrado mesmo durante a pandemia, figurando entre as microfranquias que mais cresceram.
A rede trabalha com dois tipos de quiosques, o smart e o full, que tem metragem de 1 m2 e 3 e 6 m2, respectivamente, e há ainda modelo loja física. O investimento inicial é a partir de R$ 12 mil, com prazo de retorno estimado entre 5 e 24 meses. O faturamento varia entre R$ 15 mil a R$ 50 mil, com lucro líquido entre 16% e 20% sobre o faturamento.