Uma nova tecnologia idealizada e desenvolvida por pesquisadores do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI) pode ser muito útil na para ajudar municípios se prepararem para desastres naturais, especialmente no enfrentamento de enchentes.
O CeMEAI é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP localizado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP).
Intitulada de E-Noé, o sistema é composto por uma rede de sensores submersos que analisam o nível de rios e córregos urbanos, gerando imagens e informações que são enviadas por sinal de celular para uma infraestrutura em nuvem, podendo ser acessadas pela Defesa Civil do município ou diretamente pela própria população – através de um app, por exemplo.
Cidades que já contam com o E-Noé
Hoje, a tecnologia está implementada nos municípios de Rio do Sul (SC) e em São Carlos (SP). Outra cidade que também está recebendo a ferramenta é Rio Branco (AC). No dia 19 de janeiro, a equipe do CeMEAI se reuniu com os representantes municipais de Lençóis Paulistas (SP), que pretende aderir ao novo sistema.
”O interesse de mais uma prefeitura em conhecer a tecnologia nos deixa muito satisfeitos e faremos o que for preciso para encontrar a melhor solução para licenciá-la para a cidade”, comenta Jó Ueyama, coordenador do projeto.
Até o momento, não se sabe se outros municípios do Brasil demonstraram interesse em adquirir a tecnologia para suas cidades. Porém, com os recentes casos de enchentes no Litoral Norte de São Paulo, é bem provável que outros representantes iniciem conversas com a equipe responsável para implementar a ferramenta em seus territórios.
Fonte: Consulta Pública