Estudos da Fretebras, empresa fundada em 2008 em Catalão (Goiás), identificaram que uma das principais preocupações dos transportadores, atualmente, consiste em encontrar motoristas de forma rápida e eficiente, garantir que o caminhoneiro seja verificado e seguro e reduzir o tempo gasto com o acompanhamento dos motoristas durante a viagem.
Com base neste cenário, a companhia anuncia o maior pacote de inovação dos últimos anos: R$ 800 milhões no desenvolvimento de tecnologias para tornar a logística mais eficiente e segura. O objetivo, de acordo com informações da assessoria de comunicação da Fretebras, é passar de uma plataforma de publicação de cargas para uma de gestão dos fretes de ponta a ponta, desde a contratação do motorista até o pagamento do saldo.
“Conversando com centenas de transportadoras e analisando as suas operações, descobrimos que, ao aumentar a produtividade de contratação de motoristas em ‘apenas’ 10%, a empresa consegue aumentar sua receita em R$ 40 mil por operador”, revela o diretor de produtos da Fretebras, Renato Casseb.
O pacote de inovação, segundo o executivo, objetiva oferecer às transportadoras a oportunidade de aumentar a receita através da tecnologia, que levou dois anos para ser desenvolvida. As inovações foram divididas em três pilares: maior eficiência na contratação de motoristas, maior segurança na operação e otimização do tempo gasto por operadores acompanhando as viagens dos caminhoneiros.