As bases que sustentam a The Ocean Race por todos os locais em que os competidores passam estão atreladas às práticas sustentáveis. A natureza é parte fundamental desta grande corrida ao redor do mundo, afinal é o vento que impulsiona os barcos e é pelos oceanos que todos seguem em busca da vitória. No Município, o compromisso com a sustentabilidade vem desde a primeira passagem da regata e, nesta edição, novas soluções foram implementadas na Vila da Regata de Itajaí. Uma delas evita a queima de combustíveis fósseis e garante energia limpa.
Engenheiros trouxeram um conversor eletromagnético para a Ocean Live Park Itajaí, que possibilita reduzir a frequência de energia do Brasil de 60Hz para o padrão europeu, que é de 50Hz. Esta tecnologia customizada foi desenvolvida pela multinacional catarinense WEG, patrocinadora do evento.
A empresa instalou ainda quatro estações de recarga para fornecer energia para os carros elétricos utilizados pelas equipes de velejadores. Estes veículos também estão em exposição na Vila da Regata. “Há um impacto de poluição significativa ao redor do mundo e, realizar um evento desta proporção em Itajaí com diversas práticas sustentáveis é gratificante. Temos a certeza de que estamos trabalhando para deixar um mundo melhor para os nossos filhos e as próximas gerações”, ressalta o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Thiago Morastoni.
Além disso, há três transformadores que fornecem energia limpa para a Vila da Regata de Itajaí e que foram disponibilizados pela empresa e responsáveis por evitar a queima de combustíveis fósseis e tornar o evento ainda mais sustentável. “Para nós é uma satisfação contribuir com um evento da proporção da The Ocean Race, que assim como a WEG, possui um olhar atento para a sustentabilidade. Iniciativas como essa colocam em prática o nosso compromisso de contribuir na construção de um mundo cada vez mais eficiente e sustentável”, destaca Daniel Marteleto Godinho, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da WEG.
The Ocean Race Summits
Em todas as etapas da The Ocean Race, são organizados eventos denominados Ocean Summits. Em Itajaí, o encontro será no 18 de abril, quando profissionais e autoridades irão debater, em diferentes painéis, temáticas relacionadas à sustentabilidade, à atual situação dos oceanos e sobre políticas e práticas de proteção ao meio ambiente.
Fonte: Itajai