Evento reúne lideranças municipais e conta com a participação de nomes de destaque no cenário nacional, como o ex-presidente da República Michel Temer
Foi aberto na manhã desta terça-feira (18), o Encontro Mato-grossense de Municípios, que reúne prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e outras lideranças municipais. O evento é realizado pelo Tribunal de Contas (TCE/MT) e pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), no Cenarium Rural, em Cuiabá, com a participação de cerca de 1.300 pessoas. O objetivo é discutir e apresentar propostas para implantação de ações coletivas que gerem gestões públicas inovadoras, eficientes e sustentáveis.
Durante a abertura do encontro, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica, entre o TCE e a AMM, que visa a colaboração entre as instituições para proporcionar capacitação técnica dos municípios, visando a melhoria da gestão municipal, bem como o incremento e manutenção dos recursos públicos.
O presidente a AMM, Leonardo Bortolin, enfatizou a importância de proporcionar sustentabilidade aos municípios para que tenham mais autonomia e desenvolvimento. Segundo ele, o objetivo do evento é discutir e propor alternativas, desenvolver estratégias para os que municípios mato-grossenses se tornam mais independentes e rentáveis.
“Nosso objetivo é fazer com que municípios que têm dívidas com precatórios e previdência, por exemplo, possam ter condições de se reerguer, de pagar suas contas, de ter mais autonomia e para isso, precisamos de uma parametrização nacional que dê condições ao gestor. Este encontro visa mostrar que decisões assertivas podem ser tomadas e podem mudar a realidade de inúmeros municípios do Mato Grosso”.
O presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo, enfatizou que são os municípios que fazem o estado, consequentemente fazem o país, portanto, é necessário investir na capacitação dos municípios para proporcionar uma gestão inovadora e com soluções práticas para a necessidade dos cidadãos.
“Em nosso estado temos regiões muito ricas e muito pobres e aí está o nosso desafio, que é superar as desigualdades regionais e tentar equilibrar as diferenças entre os municípios. O futuro começa hoje, começa com a definição de estratégias que possam contribuir para municípios com gestões mais sustentáveis”, afirmou ele.
O governador Mauro Mendes disse que para gerir um município ou estado é preciso coragem para tomar decisões, para adotar medidas necessárias mesmo que, em princípio, gerem mal-estar, é preciso enfrentar os desafios para que haja avanço e para que resultados positivos sejam obtidos.
“Plantem no tempo certo e colham os resultados das decisões corretas que tomarem. Precisamos tornar a gestão pública mais eficiente, arrecadar para investir e entregar ao cidadão aquilo que ele espera. Temos que como refletir: como posso ser mais eficiente? Como gastar melhor os recursos?”, destacou ele.
A programação do encontro inclui mais de 30 palestras realizadas de forma simultânea em três salas, sendo a magna ministrada por Michel Temer, que também participou da abertura oficial. O evento traz ainda reuniões com representantes as bancadas federal e estadual, e estandes com apresentação de produtos e serviços.
Fonte: Agência de Notícias da AMM