O Tribunal de Contas do Estado do Ceará marcou presença no Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação dos Ministérios Públicos e Tribunais de Contas – Enastic 2023, realizado em Salvador, na sede do Centro Administrativo da Bahia (CAB), entre os dias 7 e 9 de março. O encontro possibilitou a apresentação de tecnologias e inovações voltadas para a área jurídica e de fiscalização, além de pôr em debate as dificuldades, desafios e boas práticas.
A secretária de Tecnologia da Informação da Corte cearense, Cairamir Arruda, participou da mesa “Debates sobre desafios tecnológicos para 2023 dos TCEs”. Em sua fala abordou a necessidade de tratamento e Governança nos dados, destacando as entregas estratégicas que serão realizadas pelo TCE Ceará, agregando valor aos serviços que impactam os jurisdicionados e a sociedade.
A mesa de debates foi composta por Aloísio Dourado, auditor-chefe adjunto do TCU, Lúcio Camilo Oliva Pereira, subsecretário de TI do TCE-RJ, Jairo Wensing, coordenador da Assessoria de Governança de TI do TCE-SC, Pedro Vieira, assessor especial da presidência do TCM-BA, mediada por Edmilson Santos Galiza, diretor-geral do Centro de Estudos e Desenvolvimento de Tecnologias para Auditoria (Cedasc) do TCE-BA.
A programação do evento contemplou temas como criptomoedas e NFTs, a importância da gestão dos dados para tomada de decisões, ataques cibernéticos, segurança de dados, Big Data Analytics, dentre outros.
Essa é a sétima edição do evento, que já foi realizado no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais.
Fonte: TCE/CE