Evento global que aconteceu em Austin (EUA) também abordou como o uso da IA já está moldando diversos mercados
Com o olhar voltado para o futuro, a 39ª edição do festival South by Southwest (SXSW) discutiu tendências e temas emergentes que já estão transformando a maneira de empreender pelo mundo afora. O evento global que conecta inovação, tecnologia e criatividade aconteceu entre os dias 7 e 15 de março, em Austin, capital do Texas (EUA).
O gerente de Estratégia e Transformação do Sebrae Nacional, André Spínola, teve a oportunidade de participar do SXSW 2025. Ele produziu um e-book com insights valiosos para os empreendedores. Uma das palestras que Spínola acompanhou foi “Dominando a arte do empreendedorismo de influência” com o crítico gastronômico e produtor de conteúdo digital, Keith Lee.
De forma autêntica, Lee conquistou rapidamente uma audiência fiel no Tik Tok ao saborear comidas de pequenos restaurantes familiares pouco ou quase nada conhecidos nos EUA. Atualmente ele conta com 17 milhões de seguidores. De acordo com o gerente do Sebrae Nacional, influenciar pessoas está relacionado ao ato de vender. Spínola ressalta que as redes sociais potencializaram isso com uso de técnicas que exploram a espontaneidade e a conexão com as pessoas.
Todo empresário tem que ser um pouco influenciador no sentido que vender é influenciar. No caso das redes sociais, elas são um canal de ligação entre o negócio e as pessoas que estão interessadas nos seus produtos ou serviços, mas principalmente no que valor que você agrega.
André Spínola, gerente de Estratégia e Transformação do Sebrae Nacional.
Ele acrescenta que, por outro lado, o crescimento do mercado de influenciadores também pode ajudar os pequenos negócios. “São pessoas de nicho, pessoas que já agregam uma comunidade em torno delas que podem lançar uma mensagem usando o seu produto ou o seu serviço como como insumo. Elas fazem propaganda para você”, explica. No caso do influenciador americano, o impacto dos vídeos é tão grande que uma avaliação positiva é capaz de gerar filas enormes na porta dos estabelecimentos.
Ian Beacraft defende a IA como uma revolução organizacional. Foto: Divulgação.
Muito mais que uma ferramenta
A SXSW 2025 foi palco para o CEO e futurista-chefe da Signal and Cipher, Ian Beacraft, apresentar uma palestra essencial para empresas que buscam adotar inteligência artificial (IA) de forma eficaz e sustentável. Segundo ele, 87% das transformações de IA falham porque as empresas tratam a tecnologia como uma simples atualização de software, em vez de uma revolução organizacional que demanda dentre outros pontos, melhor governança e estruturação de dados, bem como integração da IA à visão de longo prazo das empresas.
Sobre o uso da IA pelos pequenos negócios, o gerente do Sebrae Nacional avalia que os pequenos negócios no Brasil não são usuários massivos de tecnologia e, por essa razão, a IA é mais voltada para a produtividade. Spínola considera que o empreendedor brasileiro usa a inteligência artificial embarcada em softwares ou serviços digitais, como por exemplo, recursos de marketing digital.
Hoje, o próprio vendedor é capaz de produzir seu material visual, fazer campanhas e aprimorar seus produtos e serviços usando a inteligência artificial que estão embutidas em ferramentas de marketing digital.
André Spínola, gerente de Estratégia e Transformação do Sebrae Nacional.
Para aqueles que desejam dar o primeiro passo em direção ao uso de inteligência artificial no seu empreendimento, Spínola recomenda testar os serviços que já estão disponíveis, inclusive de forma gratuita, por um período curtos de tempo.
“Recomendo testar bastante, ser curioso, ser criativo, usar o que já está disponível e acompanhar os lançamentos. Serviços novos aparecem todos os dias. Além disso, trocar ideia com outros empreendedores e, com certeza, procurar o Sebrae para abreviar essa curva de conhecimento”, enfatiza.
No Portal do Sebrae são disponibilizados diversos conteúdos com orientações sobre as possibilidades do uso da IA nos pequenos negócios de diversos segmentos. Também é oferecido um curso on-line gratuito “IA na prática para pequenos negócios”, que já foi assunto na ASN.
Por: Cibele Maciel, em Agência SEBRAE