Uma pesquisa divulgada pela APAS (Associação Paulista de Supermercados) mostrou que o consumidor brasileiro prefere marcas que investem em sustentabilidade e prestam atenção nos comportamentos dos funcionários. Ambas influenciam na decisão pelo consumo ou não de cada marca.
O estudo, divulgado na 37ª edição da APAS SHOW, revelou que 95% dos brasileiros priorizam produtos e serviços de marcas que investem em sustentabilidade; 64% das pessoas deixaram de consumir uma marca ou frequentar um lugar depois de ouvir sobre atitudes antiéticas dos trabalhadores.
Carlos Corrêa, diretor-geral da APAS SHOW, explicou: “Além de oferecer produtos que atendam suas necessidades, os consumidores têm optado por marcas que investem em programas de preservação ambiental e responsabilidade social e que a sustentabilidade não está apenas no discurso.”
Outro fator relevante para a escolha de compras, especialmente em supermercados, é o respeito e atenção ao cliente: 68% das pessoas consideram como o principal critério. Outros fatores são: investimentos e ações inclusivas para funcionários, sustentabilidade ambiental, e programas de valorização de fornecedores e parceiros. Isso mostra que há uma visão global do cliente sobre uma empresa – do funcionário ao serviço.
O estudo também mostrou uma mudança nos hábitos de alimentação no Brasil. Os dados mostram que mais da metade da população (53%) busca alimentação saudável na maioria das refeições, e 15% preferem alimentos pouco industrializados, orgânicos ou naturais. Comparado a 2022, o aumento deste número foi de 6%.
Segundo Correa, a pandemia de Covid-19 aumentou a preocupação das pessoas com saúde e qualidade de vida: “Essa combinação tem impulsionado o desenvolvimento de produtos naturais e alimentos mais saudáveis que atendam determinadas necessidades dos consumidores. Por isso, a área e o tema receberam destaques esse ano”, finaliza.
Fonte: Consumidor Moderno