sábado,23 novembro, 2024

Superbac projeta expansão de uso de biotecnologia no tratamento de resíduos no Sul do País

Pioneira no mercado brasileiro de biotecnologia e líder em bioinovação, a Superbac, que possui a biofábrica mais moderna e inovadora da América Latina, desenvolve soluções específicas para o tratamento biológico de efluentes industriais e sanitários.

Com produtos formados a partir de consórcios biotecnológicos de alta atuação para os sistemas de tratamento (ETEs, lagoas e tanques), e efluentes gerados pelos processos de limpeza de equipamentos e intervenções específicas nas indústrias, a empresa atende representantes dos setores alimentícios, de bebidas, têxteis e de papel e celulose em todo o Brasil.

Agora, seu objetivo atual é expandir seu market share em matéria de tratamento de efluentes na região Sul do País, conforme enfatiza a gerente de novos negócios e de pós-venda da Superbac, Monique Zorzim.

“O Sul do Brasil é um grande mercado produtor de proteína. Por isso, estamos direcionando esforços para divulgar nossos biorremediadores e ganhar mais espaço entre indústrias locais. Ainda temos o intuito de nos aproximar cada vez mais do polo têxtil, que se concentra principalmente em Joinville e Jaraguá do Sul, ambas em Santa Catarina, e de outros mercados do Sul, como os de lácteos, alimentícios e de bebidas”, detalha a gerente.

Tratamento de efluentes

O mau gerenciamento dos efluentes industriais causa danos, principalmente, para as fontes hídricas. A água resultante dos processos industriais se transforma em efluente, que geralmente é tóxico e contém elementos altamente poluentes.

Por esse motivo, antes de ser descartado, esse efluente deve ser tratado em uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE), para que não contamine a rede de esgoto e as águas dos rios.

Não tratar devidamente os efluentes industriais é uma ação que desrespeita as leis ambientais, podendo gerar sanções, multas e até a paralisação das operações da companhia infratora.

A biotecnologia no efluente

Gerenciar os resíduos de maneira correta é ainda um desafio para muitas empresas. Nesse quesito, a Superbac surge para proporcionar recursos eficientes, ecologicamente corretos e com custo-benefício adequado às necessidades de cada contratante.

A primeira ação da biotech é o de compreender as características principais do sistema de tratamento do cliente e quais são suas necessidades. Assim, consegue identificar quais os melhores blends de microrganismos para dar andamento ao tratamento dos efluentes.

A tecnologia utilizada, a biorremediação, consiste no tratamento de efluentes e resíduos, higienização e desinfecção por meio da utilização de bactérias biodegradadoras naturais. Além de produtos intrinsecamente inovadores, a Superbac conta com grandes diferenciais competitivos, pois detém o know-how para a seleção das cepas de bactérias utilizadas.

Para entender melhor, a biorremediação é o processo que degrada os compostos orgânicos por meio da ação de microrganismos através da bioestimulação (estimulação da microbiota presente) e/ou bioaumentação (inserção de microrganismos).

“Os consórcios formados por microrganismos atuam com o propósito de consumir grande parcela dos sólidos suspensos voláteis presentes em sistemas de tratamento, trazendo uma redução significativa do descarte de lodo, compostos orgânicos e óleos vegetais, reduzindo a incidência de odores dos sistemas. Especialmente selecionados, eles concedem importantes benefícios, como aumento da capacidade de tratamento e estabilização de sistemas com sobrecarga e aumento da eficiência”, pontua Zorzim.

Outra vantagem é que enquadram parâmetros de descarte previstos em legislação ambiental, com redução na utilização de químicos e contribuem para a diminuição de consumo de energia. Há também um ganho de economia financeira.

A Superbac ainda realiza um estudo aprofundado da estação e alinhamento dos objetivos finais. Com isso, consegue desenvolver o composto biotecnológico e o protocolo de dosagem personalizado. A empresa também oferece o monitoramento do serviço, com visitas mensais de técnicos especializados e a emissão de laudos imparciais emitidos por laboratórios certificados pelo Inmetro. Outros serviços oferecidos são a análise de desempenho para verificar possíveis correções e desvios operacionais e o acompanhamento por meio de plataforma online.

Fonte: Amanajé Comunicação

Por: Portal do Agronegócio

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados