sexta-feira,22 novembro, 2024

Startups apresentam soluções inovadoras para o agro

Apresentações de soluções inovadoras criadas por startups foram reveladas na Rodada de Inovação Aberta nesta quinta-feira, 23, na 21ª Expoagro Afubra. O Pitch Day das Startups foi composto por apresentações de 14 cases: NeoFarm, AgroVantagens, Evove ERP, Elysios, Ideatos, OnAgro, BTI Estratégica, Jahde Tecnologia, Meu Resíduo, Trashin, Akvo, ConnectBio, Agroper e Agrotemp.

Essas empresas inovadoras apresentaram pitches de sugestões para soluções de problemas apresentados por seis empresas-âncora participantes da rodada: Afubra, SindiTabaco, Alliance One, BAT Brasil, JTI e Philip Morris International. Entre os desafios propostos pelas âncoras, estão temas como créditos de carbono, automação, inteligência artificial, gestão, compras, distribuição, fintech (tecnologia financeira) e ESG (Environmental, Social and Governance).

O Pitch Day das Startups foi uma das atividades do Espaço de Inovação do Agro organizado pelo Startup Lab. Conforme a gestora de Inovação e Tecnologia na Região dos Vales, Alessandra Ströher, o Startup Lab é um programa do governo do Rio Grande do Sul que visa aproximar empresas interessadas em práticas de inovação aberta e conectar com startups, promovendo o desenvolvimento regional.

Ao abrir o evento, ela explicou que o método se dá em cinco etapas: ativação, com mobilização do ecossistema; adesão, onde as empresas fazem levantamento de dores internas; a aproximação, o que ocorre por exemplo em pitch days; e segue com ação e avaliação.

A primeira das startups apresentadas foi a NeoFarm, que mostrou um sistema de sensores para coletar dados simultaneamente sobre ar, emissão de gases, umidade, monitoramento do solo e visualização das informações em aplicativo. A proposta apresentada foi sobre soluções dentro da propriedade, como logística para evitar perda da produção e alerta de fatores de risco, entre outros. São dispositivos que fazem a conexão de diversos meios de conectividade e com facilidade de adicionar outros sensores.

Outra startup foi a AgroVantagens. O CEO Jean Carbonera, falou do desenvolvimento da mensuração, mitigação, financiamento, inovação e crédito de carbono para a cadeia produtiva do tabaco. “Podemos fazer o inventário da emissão de gases e solucionar os problemas apresentados”, disse. Por meio de parcerias com cooperativas e associações, a busca de soluções pode aproximar das pequenas propriedades, por exemplo, a possibilidade de mensurar a emissão e neutralização de carbono, possibilitando também o acesso a outras tecnologias.

O pitch da startup Evove foi sobre o sistema de gestão com foco na questão eletrônica junto ao agronegócio. A proposta incluiu o controle da safra do produtor, com segurança de dados, suporte e privacidade das informações, e tudo sem acúmulo de documentos. O produtor pode emitir nota fiscal do local da colheita, sem necessidade de instalar o sistema, pois a operação é online e em nuvem. A Evove também faz controle de custos de produção e permite inclusive a venda de produtos por redes sociais. Soluções para controle de acesso e interação com os visitantes em feiras e eventos e para a gestão de informações em instituições de educação foram outras possibilidades apontadas.

E a apresentação da empresa Elysios foi sobre a Plataforma Demetra, desenvolvido para a gestão da cadeia de produção. A ferramenta de caderno de campo digital oferece a facilidade de informações no campo ou onde o produtor estiver, mesmo sem acesso à internet. Entre as opções mencionadas, estão gestão de irrigação, com sensores, e estufas inteligentes. Para facilitar a interpretação, a plataforma transforma as informações em tabelas.

Por Assessoria da Afubra

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados