As startups que participaram do primeiro ciclo do Startup Nordeste Piauí apresentaram, na última sexta-feira (16), os resultados obtidos por meio do programa desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Semente e Negócios e Dealist. O evento aconteceu no hub de inovação Espaço S, no Teresina Shopping.
As startups Alochat, Assamble, Atend Negócios, BIPP, Convite.in, Corban, Cubic Jogos Digitais, Diagnostic Tech, Dyagnosys, Eco-B-Fit, Ecodrytec, Escritha, Fábrica de Gênios, Fast.Zap, Hausen, Homeplay, Implant File, Mení, Plano da Obra, PrimeGems Marketplace, Revgas, S3Biotech -Desenvolvimento de Sistemas e Solucões em Saúde, SPortaria, Spot Menu, Start Sensor Piauí, SwClinic e ZipMap receberam capacitações e mentorias e ampliaram o networking com profissionais especializados e empreendedores de destaque do ecossistema nacional.
Quase 60% das startups têm softwares como o principal produto, sendo que cerca de 50% atua no setor B2B. Os principais segmentos das startups beneficiadas pelo programa são saúde, biotecnologia, foodtech, vendas, games, entre outros. De acordo com a Dealist, o somatório do valuation das 29 startups atendidas pelo Startup Nordeste é de quase R$ 33 milhões.
O analista do Sebrae no Piauí, Anderson Soares, ressaltou que Startup Nordeste teve resultado exitoso.
“As startups escalaram e estão mais maduras, conseguiram alcançar maior valor de mercado. Além disso, esses negócios inovadores estão preparados para receber mais investimentos”, destacou.
De acordo com o sócio da Dealist, Rafael Ribeiro, o Startup Nordeste foi um sucesso. “Estamos muito felizes com o crescimento das startups que participaram do programa. O Piauí se destacou. Para a Dealist foi uma jornada de sucesso conectar essas startups a outros negócios. A parceria com o Sebrae também foi fundamental para que esse ciclo tenha tido resultados tão expressivos”, comentou Rafael.
O CEO da ZipMap, Ricardo Luiz, salienta que o Startup Nordeste contribuiu para a expansão da empresa. “Tivemos uma grande evolução. Expandimos nossa empresa e estamos em mais Estados do Brasil. Após o Startup Nordeste, conseguimos aumentar em cerca de 30% o faturamento”, ressaltou Ricardo.
Para o CFO da FastZap, Castro Neto, as mentorias e capacitações do Startup Nordeste contribuíram para melhoria geral na startup. “Conseguimos um crescimento exponencial por meio do programa. Estamos em conexão com um dos maiores players de turismo do Brasil, prestando nossos serviços de gestão de atendimento. Hoje atendemos mais de 600 clientes em todo o país”, relatou Castro Neto.
O programa
O Startup Nordeste Piauí é um programa estruturante executado pelo Sebrae em parceria com aceleradoras de alcance nacional e global, e nesta primeira fase as aceleradoras parceiras foram a Semente Negócios e a Dealist. O objetivo foi capacitar empreendedores e validar a criação de negócios inovadores no mercado, de forma rápida e consistente. Além disso, as startups selecionadas, por meio de banca avaliadora, receberam bolsa mensal de sócio empreendedor, no valor de R$ 6 mil.
Para o segundo semestre, está prevista a realização de mais um ciclo do Startup Nordeste Piauí.
Fonte: ASN