sexta-feira,22 novembro, 2024

Startup Stability AI lança modelo de IA que gera sons e músicas a partir de prompts de texto

A Stability AI, a startup por trás do gerador de arte impulsionado por IA Stable Diffusion, lançou um modelo de IA aberto para gerar sons e músicas, segundo o portal TechCrunch. Chamado de Stable Audio Open, o modelo generativo aceita uma descrição em texto e gera uma gravação de até 47 segundos de duração.

Segundo a empresa, o modelo foi treinado exclusivamente em gravações livres de royalties. Foram cerca de 486 mil amostras de bibliotecas de música gratuitas como Freesound e Free Music Archive.

O Stable Audio Open também não pode ser usado comercialmente; seus termos de serviço proíbem isso.

A Stability AI afirma que o modelo pode ser usado para criar batidas de bateria, riffs de instrumentos, ruídos ambientes e “elementos de produção” para vídeos, filmes e programas de TV, além de “editar” músicas existentes ou aplicar o estilo de uma música (por exemplo, jazz suave) a outra.

No entanto, o Stable Audio Open tem suas limitações. Ele não pode produzir músicas completas, melodias ou vocais — pelo menos não de qualidade. A Stability AI afirma que o modelo não foi otimizado para isso e sugere que os usuários que procuram essas capacidades optem pelo serviço premium Stable Audio da empresa.

Em maio, a Sony Music, que representa artistas como Billy Joel, Doja Cat e Lil Nas X, enviou uma carta a 700 empresas de IA alertando contra o “uso não autorizado” de seu conteúdo para treinar geradores de áudio. E em março, a primeira lei dos EUA destinada a conter abusos de IA na música foi sancionada no Tennessee, lembra o TechCrunch.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados