A iniciativa do Prol Educa, fundada em 2015, dentro da comunidade do Conjunto Muribeca, Jaboatão dos Guararapes, oferece oportunidades para jovens da periferia mudarem de vida. O projeto promove bolsas de estudos em escolas particulares com valores mais acessíveis. O projeto conta com mais de mil instituições parceiras, sendo 80% escolas, 10% cursos técnicos, 5% escola de idiomas e 5% graduações
Em sete anos de atuação, a Prol Educa já impactou e influenciou mais de 11 mil alunos em oito estados do Brasil. Em 2022, eles tiveram mais de 50 mil acessos e mais de três mil inscrições. Para as escolas, foram mais de R$ 8 milhões que entraram por meio de matrícula e mensalidade desses alunos.
A startup Prol Educa foi criada por três jovens da periferia Petrus Vieira, Pettrus Nascimento e Manuella Nascimento que vivenciaram na pele a diferença que o acesso à educação de qualidade faz na vida das pessoas da comunidade do Conjunto Muribeca.
“Somos um caso vivo do Prol Educa. Eu fui bolsista e vi a grande transformação da educação na minha vida. O meu sócio também foi transformado por ser bolsista. Temos vários relatos de pessoas que nos procuram para conseguir bolsa de estudos e depois nos contam que isso mudou a realidade deles. Nosso objetivo é esse, queremos ajudar quem precisa, diminuir a desigualdade social e alavancar a minoria”, relata Petrus Vieira.
Como funciona
Com o objetivo de garantir a adesão do estudante, o Prol Educa busca fidelizar o aluno com estratégias, como não permitir a possibilidade de transferência de curso ou de turno, nem desistência. Além disso, a startup também orienta sobre o pagamento pontual à escola parceira, pois, em caso de atraso da mensalidade, o benefício é retirado. Todos esses pontos são determinados para manter o vínculo com a instituição de ensino e também garantir que eles permaneçam na escola.
Fonte: Diário de Pernambuco