A inovação curitibana está desembarcando em Austin, no Texas – Estados Unidos: é com a startup AMA, que vai representar o Brasil no SXSW Pitch 2023.

A competição, que acontece entre os dias 11 e 12 de março, apresenta 40 empresas para o mercado internacional em oito categorias: Inteligência Artificial, Robótica e Voz, Enterprise & Smart Data, Entretenimento, Mídia & Conteúdo, Alimentação, Nutrição & Saúde, Futuro do Trabalho, Tecnologias Mundiais Inovadoras, Metaverso & Web3 e Cidades Inteligentes, Transporte & Sustentabilidade.

As empresas selecionadas farão uma rápida apresentação (pitch) de seus projetos para os participantes do South by Southwest, mídia especializada e investidores de capital de risco.

Entre a banca de jurados estão representantes importantes da indústria como Stacy Feld (Johnson & Johnson), Trish Costello (Portfolia) e Kay Koplovitz (USA Networks).

Além da startup AMA, a Lyga de São Paulo também está entre as finalistas do SXSW Pitch 2023.

Startup AMA: a trajetória do negócio até o SXSW

A startup Agentes do Meio Ambiente (AMA) iniciou seu projeto em Curitiba em maio de 2019 no Tatuquara e é apoiada pelo Vale do Pinhão.

Hoje, a empresa conta com 54 funcionários e tem um projeto ativo em Florianópolis (SC), realizando a limpeza urbana com o apoio da população em prol do meio ambiente.

Além do SXSW, a empresa é vencedora do Climate Smart Cities Challenge da ONU e integrante do Curitiba Smart Neighborhoods, que atua na promoção do desenvolvimento socioambiental na região do Vale do Pinhão e Vila das Torres.

Por Globo