A startup chinesa Greater Bay criou uma bateria para carros elétricos que promete deixar no passado a perda de capacidade de energia e autonomia em climas frios.
A nova célula chamada de Phoenix é feita com materiais supercondutores e traz tecnologia de gerenciamento térmico. Segundo a empresa, pode aquecer a bateria em cinco minutos em temperatura ambiente de -20ºC a 25ºC.
De acordo com Huang Xiangdong, co-fundador e presidente da Greater Bay, isso permite que a bateria de íon de lítio opere normalmente e carregue em seis minutos em todas as condições climáticas.
“Todos nós sabemos que o alcance dos veículos elétricos é muito afetado em regiões frias, tornando a experiência do usuário terrível. A bateria não apenas aborda o longo tempo de carregamento dos veículos elétricos, mas também outros pontos problemáticos. Não importa se é um dia quente ou frio, o alcance da bateria não será afetado”, garantiu Xiangdong.
Avaliada em US$ 1 bilhão, a startup é relativamente nova na indústria de baterias da China. A Greater Bay está há dois anos no mercado e trabalha com grandes players, como BYD e Gotion High Tech, que correm para tornar seus carros elétricos mais seguros e rápidos.
Ainda segundo a empresa, a nova bateria pode ser carregada totalmente em 15 minutos para um alcance médio de 500 quilômetros. A bateria já foi instalada no SUV elétrico V Plus da Aion, marca da GAC, a terceira fabricante de elétricos mais popular na China, atrás somente da BYD e da Tesla.