sábado,23 novembro, 2024

Startup busca uma ‘fonte da juventude’ para cachorros

Como prolongar a vida do melhor amigo do homem? Esta é a “dor” que deu origem à startup de biotecnologia Loyal for Dogs, criada em 2020 no Vale do Silício pela cientista Celine Halioua (foto), de 29 anos. Fascinada por neurociência e nanobiotecnologia (e por cães, claro), ela trabalhou em vários laboratórios, pesquisando tópicos como terapia genética e medicina regenerativa, antes de partir em busca da fonte de juventude canina.

“Estudar a longevidade em humanos é difícil devido à nossa expectativa de vida mais longa. Os cães têm uma expectativa de vida curta o suficiente para vermos um progresso mensurável em apenas alguns anos”, conta Celine. “Ficou claro para mim que poderíamos desenvolver terapias para cães que pudessem receber a aprovação da FDA [U.S. Food and Drug Administration, uma espécie de Anvisa dos EUA], o que permitiria que nosso trabalho tivesse um impacto real na vida dos cães.”

A expectativa de vida para cães de porte pequeno a médio é de 14 a 16 anos. Para os maiores, esta média cai para entre sete e dez anos. A empresa não diz explicitamente em quantos anos pretende prolongar a vida dos pets, mas afirma que sua meta é fazer os cachorros viverem “mais e com mais qualidade de vida”. Para tanto, Celine pretende abordar preventivamente as causas do envelhecimento, tendo como alvo um mecanismo celular que pode prevenir o declínio mental e físico associado à idade.

A premissa da Loyal for Dogs já atraiu mais de US$ 50 milhões de investidores como Khosla, First Round Capital e BoxGroup. E esteve na edição de 2024 do SXSW, o maior festival de tecnologia do mundo, com a palestra Could dogs be the key to human longevity? (“Os cachorros podem ser a chave para a longevidade humana?”).

Em novembro, a empresa recebeu a primeira sinalização positiva da FDA para seu remédio LOY-001, um implante feito para aumentar a longevidade de cachorros com mais de sete anos e 18 quilos. O medicamento age regulando a produção do IGF-1, hormônio relacionado ao envelhecimento em cães. A empresa estima que o produto chegue ao mercado americano em 2026.

Quais são os cães que vivem mais

RaçaExpectativa de vida
Lancashire Heeler15,4 anos
Spaniel Tibetano15,2 anos
Galgo Italiano14 anos
Dachshund Miniatura14 anos
Pinscher Miniatura13,7 anos
Wheaten Terrier de Pelagem Macia13,7 anos
Cocker Spaniel Americano13,3 anos
Collie13,3 anos

Fonte: Fonte: McMillan et al, Scientific Reports (2024)

Por Maria Carolina Abe

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados