quinta-feira,19 setembro, 2024

Startup brasileira apresenta produto para o controle glicêmico não invasivo

Projeto promete colocar no mercado um sensor mais barato e sustentável

Uma nova tecnologia feita no país para o controle glicêmico foi apresentada para a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, nesta quarta-feira (16), em Brasília. O produto que está em desenvolvimento no país promete fazer o controle do diabetes por meio de um biosensor, que foi batizado de Gluco Path.

“Nós estamos elaborando um produto mais humanizado, já que ameniza o furo no dedo da pessoa e ainda é sustentável, já que evita o destarte de agulhas”, contou Marcelo Grasthi, CEO da GLUCO, a startup que está desenvolvendo o produto.

Segundo a ministra, o projeto está dentro das diretrizes e prioridades do MCTI, uma vez que o produto pode contribuir para a saúde de milhões de brasileiros. “Nós temos uma agenda focada em diminuir a dependência de produtos de fora do país. Tivemos uma péssima experiência no período da Covid”, falou a ministra. “Vamos abrir editais e este projeto pode participar de alguns deles ou pela FINEP. Também tem a possibilidade de inseri-lo no Complexo Industrial da Saúde”, completou Luciana.

A produção do projeto está em fase avançada ainda temos 18 meses para concluir o processo do projeto. De acordo com Marcelo, nesta fase os pesquisadores estão testando os componentes elétricos. “A gente está tentando fazer um produto 100% nacional sem a necessidade de produtos estrangeiros”, disse. “A ideia é fazer tudo aqui, com empresas instaladas no país”, completou. O projeto está sendo realizado no Laboratório de Nanotecnologia do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), unidade vinculada ao MCTI.

Fonte: Portal Gov.br

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados