sexta-feira,22 novembro, 2024

Startup alemã testa primeiro avião tripulado movido a hidrogênio líquido

O HY4, desenvolvido pela H2FLY, conta apenas com o trem de força da célula de combustível de hidrogênio para todo o voo

A startup alemã de propulsão a hidrogênio H2FLY tem realizado sem alarde, em um aeroporto da Eslovênia, testes do primeiro avião tripulado movido a hidrogênio líquido do mundo. O veículo, batizado de HY4, conta apenas com o trem de força da célula de combustível de hidrogênio para todo o voo.

Um repórter do portal The Next Web acompanhou no dia 7 de setembro um voo de demonstração que durou cerca de 10 minutos. Alguns dias antes, a aeronave havia permanecido no ar por 3 horas e 1 minuto – um feito que exigiu 10 kg de hidrogênio. Cso seja esgotada a sua capacidade total de armazenamento, de 24 kg, ela poderá permanecer no ar por 8 horas.

“É realmente incrível, é o trabalho de equipe perfeito ganhando vida”, disse um dos pilotos, Johannes Garbino-Anton. Ele acrescentou que a tecnologia “funciona perfeitamente” e que a maior diferença em relação a uma aeronave normal é a falta de vibrações e ruídos, além da falta de emissões de dióxido de carbono.

O sistema de propulsão desenvolvido pela H2FLY consiste em armazenamento de hidrogênio, um conversor de energia de célula de combustível de 120kW e um motor elétrico. O hidrogênio líquido é mais denso em energia do que seu equivalente gasoso, o que significa que ele requer pesos e volumes de tanque significativamente mais baixos.

Outra vantagem é que ele desbloqueia um alcance muito maior. Para a aeronave de teste HY4, isso equivale a 1.500 km – no caso do hidrogênio gasoso, são 750 km. Por outro lado, o hidrogênio líquido requer temperaturas criogênicas (de cerca de -253°C), o que aumenta a complexidade do transporte e reabastecimento.

TNW destaca que o avião, feito de fibra de vidro e fibra de carbono, não entrará em produção comercial. O próximo passo da H2FLY será agora dimensionar o sistema de célula de combustível para capacidade de megawatts. O sistema H2F-175 irá desbloquear não apenas maior alcance, mas também altitudes maiores.

Em parceria com a Deutsche Aircraft, a empresa pretende modernizar um demonstrador Dornier 328 de 30 lugares com células de combustível elétricas a hidrogênio e iniciar voos de teste até 2025. Josef Kallo, cofundador e CEO da H2FLY, prevê que um sistema aprimorado será capaz de alimentar um avião regional com capacidade de 40 assentos e um alcance de cerca de 2.000 km até o final da década.

Fonte: Época Negócios

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