Inovação, Educação Empreendedora, Mercado e Negócios, Sustentabilidade e Desenvolvimento Territorial foram os cinco eixos apresentados pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) como as principais estratégias que serão trabalhadas em 2024.
O presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/MT, Jonas Alves, ressalta que o Sebrae é a instituição mais lembrada entre os brasileiros quando se fala em apoio ao empreendedorismo e defesa dos interesses dos pequenos negócios, segundo uma pesquisa divulgada recentemente. “Essa é a principal missão do Sebrae, impulsionar o empreendedorismo, criando um ambiente favorável ao crescimento das pequenas empresas, onde possam contar com medidas concretas que as ajudem a crescer. Em Mato Grosso, mais de 90% das empresas são pequenos negócios e queremos estar ao lado de cada um desses empreendedores”, diz o presidente.
O objetivo principal do Start Sebrae, realizado nesta terça e quarta-feira (30 e 31), é aproximar ainda mais os micros, pequenos e médios empresários das ações ofertadas pela instituição. “O propósito é apresentar a toda sociedade os projetos que vamos atuar em 2024. São criações e estratégias do Sebrae/MT, que foram planejados para caminhar junto com os empreendedores. A ideia é promover conexões e que todos aqui tenham acessos aos dados, orientações e informações gerais sobre mercado empresarial, as tendências e perspectivas de diversos segmentos”, explica a diretora Superintendente do Sebrae/MT, Lélia Brun.
O evento realizado no Centro de Eventos do Pantanal, teve mais de 2.000 mil inscrições entre empresários e sociedade em geral. Com abertura do credenciamento às 15h, o Start Sebrae conta com estandes de cada eixo a serem trabalhados neste ano.
Durante a abertura oficial do evento, os membros da diretoria do Sebrae/MT, ao lado do presidente do CDE e a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, assinaram um Termo de Convênio voltado a Sustentabilidade com a colaboração técnica entre o Sebrae/MT e o Sebrae Nacional para fortalecer ações e práticas sustentáveis em todos os pontos de atendimento do Sistema Sebrae.
“O Sebrae Nacional pretende dar grande destaque às políticas de sustentabilidade, de responsabilidade social e de boa governança. Mas o Sebrae não quer fazer essa política apenas aderindo às práticas do ESG, na verdade queremos capitanear e sermos a locomotiva desse sistema, nós queremos protagonizar. Então, nós buscamos a parceria do Sebrae Mato Grosso para implementar essa política nacional”, pontua a diretora do Sebrae Nacional.
Também neste primeiro dia de evento foi realizado um painel corporativo com roda de conversa sobre como os projetos do Sebrae ajudam o negócio local a expandir suas vendas. Logo após, o evento contou com a palestra magna nacional do professor e filósofo Luiz Felipe Pondé, com o tema “Desvendando o comportamento transformador na liderança empresarial”.
“O empresário não basta ser apenas um homem de negócios, ele precisa ter o conhecimento do contexto social onde está inserido, porque as empresas são cada vez mais parte da sociedade. Então acho a iniciativa do Sebrae importante no sentido que proporciona a esses empreendedores a possibilidade de eles refletirem não só sobre o seu dia a dia do negócio, mas também como o seu serviço ou produto contribui com a sociedade”, diz o palestrante Pondé.
Participação do público
Os empreendedores presentes no Start Sebrae estavam atentos às ações apresentadas pela instituição. Entre eles, Carlos Alberto Alves, empresário no ramo alimentício que busca se atualizar e buscar as novas tendências para o mercado, e para isso, ele conta com a ajuda do Sebrae. “Eu já participei de diversas consultorias e palestras que o Sebrae/MT oferece, e não poderia deixar de estar aqui hoje para me programar com os projetos de 2024. Nós como empreendedores temos que buscar conhecimento para estar sempre se inovando”, conta o empresário.
Para quem também quer começar um empreendimento, o evento auxilia com o suporte aos futuros empreendedores, como é o caso do jovem Henrique Guimarães que pretende abrir seu próprio negócio. “Vim para ter um norte de onde começar meu empreendimento e saber como o Sebrae/MT pode me auxiliar. Me inscrevi para os dois dias de evento e vou participar das palestras para ter mais conhecimento sobre o mundo do empreendedor, que é o que eu quero ser”, finaliza o jovem.
Por Assessoria de Imprensa do Sebrae/MT