Marca registrada da rede de cafeterias Starbucks, os famosos copos de papel branco com o logo em verde deixarão de existir. O projeto faz parte das metas de sustentabilidade da empresa, que pretende trocar os copos de uso único por canecas de vidro ou canecas dos próprios clientes até 2025.
“Nosso copo é onipresente e adoramos isso. Mas também é o símbolo de uma sociedade descartável”, disse o diretor de sustentabilidade da Starbucks, Michael Kobori, em entrevista à CNN reportada pela Entrepreneur.
Mas há desafios nessa operação. Para tentar incentivar os clientes a abandonar o hábito do copo descartável, a Starbucks está planejando um programa de “empréstimo do copo”. Segundo a estratégia, os clientes pagariam uma espécie de depósito por um copo durável que poderiam levar consigo e devolver após o uso.
Além disso, canecas ou copos reutilizáveis podem ser um desafio logístico durante o movimento da manhã, quando os baristas precisam acompanhar a alta demanda de pedidos personalizados. Para isso, a rede pretende fazer entregas antecipadas de xícaras no drive-thru. Outra estratégia em estudo seria manter algumas bebidas pré-fabricadas, que podem ser transferidas para os copos das pessoas com maior agilidade.