sexta-feira,20 setembro, 2024

Starbucks pretende abandonar seus icônicos copos descartáveis até 2030

O produto é responsável por grande parte dos resíduos globais e das emissões de gases de efeito de estufa da rede de cafés

O copo descartável com o logo da sorridente sereia de cabelos compridos e duas caldas tem sido um dos principais símbolos do Starbucks ao longo dos anos. Mas, para promover mais sustentabilidade na sua operação, a famosa rede de cafés pretende mudar isso em breve.

Até 2030, está nos planos abandonar o item, responsável por grande parte dos seus resíduos globais e emissões de gases de efeito estufa. Esse esforço, como observa a Associated Press, também tem um fator comercial claro: agradar o cliente, que cada vez mais quer que as empresas façam parte da solução para os problemas climáticos.

Um projeto piloto está sendo conduzido em uma unidade da Starbucks na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Lá, os consumidores já não recebem copos descartáveis de papel ou plástico. Eles devem levar o seu próprio recipiente ou, caso não o façam, ganham um reutilizável que pode ser deixado em espaços espalhadas pelo campus.

Além dessa iniciativa teste, outras 20 foram realizadas pela companhia nos últimos dois anos com o objetivo de mudar a forma como serve seu café. A meta é reduzir pela metade os resíduos, o uso de água e as emissões de carbono nos próximos sete anos.

“Nossa visão para a xícara do futuro – e nosso Santo Graal, por assim dizer – é que a xícara ainda tenha o símbolo icônico”, disse Michael Kobori, chefe de Sustentabilidade da Starbucks, à AP. “É apenas um copo reutilizável.”

Para a gigante dos cafés, a mudança é uma oportunidade de ser vista sob uma nova ótica e, também, de incentivar mais fornecedores em sua cadeia produtiva a ofertar material reciclado. E, apesar de não ser a única empresa a adotar copos reutilizáveis, como a maior no negócio de café do mundo, com mais de 37 mil lojas em 86 países, poderá forçar mudanças em toda a indústria.

Mas o caminho não será fácil, afinal, como observa a AP, melhorar a sustentabilidade exige navegar em um mar de desenvolvimentos tecnológicos, procurar fornecedores com ideias semelhantes e testar até que ponto os clientes podem ser levados a mudar.

Testes ao longo dos anos

Paralelamente, há vários anos, a Starbucks vem aumentando a quantidade de material reciclado em seus copos de papel descartáveis. Em alguns mercados, no ano passado, começou a usar produtos feitos com 30% de material reciclado, um aumento de 10% – o plano é que eles sejam introduzidos em todas as suas lojas dos Estados Unidos a partir do início de 2025.

De acordo com a reportagem, a quantidade de material reciclado que pode ser usada na fabricação de novos copos depende de quão equipada cada área específica está para coletar material e reciclá-lo. Um ponto é que as grandes cidades possuem grandes infraestruturas de reciclagem, mas muitas comunidades em todo o mundo têm pouca ou nenhuma capacidade.

Outra barreira é o revestimento interno do item, fundamental para evitar que um líquido quente “quebre” rapidamente o papel. Feito de polietileno, um plástico resistente ao calor, esse revestimento representa apenas cerca de 5% do total do copo, mas é uma parte significativa de sua pegada de carbono geral. Há também a tampa de plástico.

“Hoje, a realidade é que, para proteção, quando colocamos uma bebida quente dentro, precisamos de uma boa vedação nesses copos”, afirma Jane Tsilas, gerente sênior de embalagens da Starbucks.

Diferentes tipos de plásticos também são alvos de testes por partes da companhia, que vem reduzindo o seu uso ao longo dos anos. Em 2019, por exemplo, optou por uma tampa sem canudo. Até o final de 2023, a meta é reduzir em 15% a quantidade desse material em cada copo.

Para fazer isso, os técnicos examinam diferentes partes do copo para ver onde pode ser usado menos material sem enfraquecê-lo. “Se passar nos testes com baristas, então o colocaremos nas lojas”, completou Kyle Walker, engenheiro de embalagens da equipe de pesquisa e desenvolvimento da Starbucks.

Texto:  Redação, do Um Só Planeta

360 News
360 Newshttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados