Foi lançada na madrugada desta quinta-feira (15) uma nova missão que buscará um inédito pouso de uma empresa privada na Lua.
A missão IM-1 partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, com um foguete Falcon 9, da SpaceX, de Elon Musk.
O lançamento aconteceu por volta das 3h (horário de Brasília) e, sete minutos depois, os dois estágios se separaram, com o primeiro retornando à Terra e o segundo dando sequência à viagem lunar. Após quase uma hora, o módulo de modelo Nova-C, batizado de Odysseus, deixou o segundo estágio e seguiu o voo de forma autônoma.
Na quarta-feira, a primeira tentativa acabou cancelada em razão das temperaturas irregulares do metano antes do carregamento.
É quarta vez que a iniciativa privada tenta concluir uma aterrisagem na Lua com sucesso. A mais recente fracassou em janeiro durante a viagem por causa de vazamento de combustível.
Espera-se que a IM-1 chegue à cratera Malapert A na semana que vem. Essa região, no polo sul lunar, é uma das candidatas a receber a missão Artemis 3, previsão para ocorrer em setembro de 2026. A Nasa espera ver aí seres humanos caminhando novamente na Lua – coisa que não acontece desde a Apollo 17, em dezembro de 1972.
Por: Luiz Anversa