SP: programa oferece vagas em capacitação gratuita para exportação

Empresários têm até 17 de junho para fazer o cadastro pela internet

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A Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo abriram as inscrições para o Programa Paulista de Capacitação para Exportações, o Exporta SP, que selecionará 150 startups, micro, pequenas e médias empresas, de todas as regiões do estado, interessadas em receber treinamento para acessar o mercado internacional. Os empresários têm até 17 de junho para fazer o cadastro pelo site da InvestSP .

A participação no programa é gratuita e por meio de plataformas online. O curso dura quatro meses e todas as empresas participantes contam com suporte da InvestSP por até dois anos após o encerramento do curso. Podem participar empresários de todos os setores de produção, de serviços e do agronegócio. Segundo as informações da InvestSP, de cada cinco empresas que participam do programa pelo menos uma começa a exportar antes mesmo do término da capacitação. e

O treinamento aborda os temas que mais desafiam os empresários no processo de internacionalização de seus produtos e serviços. Questões como inteligência comercial, formação de preços, adequação de produtos e serviços, plano de negócios, marketing e vendas são abordadas por especialistas da InvestSP e da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Uma das etapas do programa consiste nas mentorias, que são momentos de atendimento individual nos quais se discute, por exemplo, o planejamento para exportação e as necessidades específicas de cada negócio. São quatro mentorias no decorrer do curso, que podem ser agendadas para o dia e o horário mais convenientes para o empreendedor.

O programa já formou 355 empresas e outras 152 se formarão em julho. A maior parte atua nos setores de alimentos e bebidas, máquinas e equipamentos, saúde e vestuário. A seleção dos participantes é feita com base em uma análise da equipe técnica da InvestSP, que leva em conta o nível de maturidade de cada empresa para acessar o mercado internacional.

Por: Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil 

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