O evento de inovação e empreendedorismo South Summit Brazil, que começou na quarta-feira (20), em Porto Alegre, chegou ao fim nesta sexta-feira (22) anunciando os vencedores da Startup Competition.
A grande vencedora do evento foi a brasileira Cromai, uma startup de inteligência artificial para o agronegócio, que no mês passado recebeu um cheque de R$ 17 milhões em rodada liderada pelo iDEXO, o fundo de corporate venture capital da Totvs.
A startup considerada mais disruptiva foi a IBBX, criada em São Paulo, que desenvolveu uma tecnologia capaz de capturar a energia perdida no ar. Na semana passada, a empresa recebeu um aporte de R$ 8 milhões da Finep, agência ligada ao governo federal para fomento a pesquisa e inovação.
O melhor time foi da chilena PhageLab, uma empresa de biotecnologia que desenvolve tratamentos de precisão para reduzir o uso de antibióticos.
A mais sustentável foi a brasileira B4waste, foodtech que conecta consumidores e varejistas para a venda de alimentos perto do prazo de validade, por preços mais baixos.
A mais escalável foi a Ostera, startup gaúcha que busca otimizar os processos de fertilização in vitro.
Em sua terceira edição, o South Summit Brazil recebeu 23,5 mil pessoas de 55 países em três dias de evento, incluindo 800 speakers, 900 investidores e 3.000 startups. O evento já tem data para acontecer no ano que vem: de 9 a 11 de abril.