Utilizar uma Inteligência Artificial para ajudar a roteirizar um episódio de série sobre Inteligência Artificial? Temos! Ao que tudo indica, os criadores de South Park, Trey Parker, Matt Stone e Brian Graden, contaram com o auxílio do ChatGPT, chatbot de IA da empresa OpenAI, para escrever um dos mais recentes capítulos da animação, que foi ao ar no dia 9 de março.
Como estamos falando de South Park, a frase poderia muito bem ser uma piada para dar uma “zoada” com o ChatGPT e a febre em torno de Inteligências Artificiais causada pela plataforma da OpenaAI. Porém, não é o caso, aparentemente, uma vez que os criadores do clássico desenho animado explicam nos créditos, inclusive, que a dublagem do ChatGPT foi criada através do Play.ht, outro recurso de IA que gera vozes a partir de textos.
ChatGPT em South Park
Ao mesmo tempo em que a situação constitui uma sacada bem sagaz por parte dos criadores de South Park, a narrativa do episódio levanta várias discussões polêmicas e críticas que envolvem o ChatGPT e outras tecnologias do gênero. Ou seja, a acidez pela qual o desenho animado é conhecido segue firme e não deixar de dar suas cutucadas à cultura que tem se criado em volta da área de IA.
Lembrando também que Parker e Stone, a polêmica dupla por trás de South Park, não é totalmente nova no campo de IA e das tecnologias em torno dele. Os artistas são donos de um estúdio de entretenimento baseado em Inteligências Artificiais chamado Deep Voodoo. A empresa, inclusive, recebeu um incentivo de US$ 120 milhões para desenvolver “tecnologias deep fake, serviços de efeitos visuais de baixo custo e projetos originais de mídia sintética”.
Será que veremos mais elementos de IA em South Park e no universo das animações de forma geral?
Por Jean Carlos Foss