Soraia Mourão é especialista na arte de confeccionar chapéus e ainda trabalha com artes plásticas. A designer tem uma das mais famosas chapelarias de Cuiabá e já atua nessa área há 20 anos.
Mourão contou que sua mãe era costureira e confeccionava turbantes, esse foi um dos exemplos dela. No entanto, foi no momento que ela assistiu à participação de um designer de chapéus no programa do Jô Soares, que esse interesse por chapéus ganhou mais força. Após isso, ela conseguiu entrar em contado com esse entrevistado e assim, aprendeu com ele mais sobre a arte dos chapéus.
Sobre o tempo de produção desse acessório, Mourão detalhou que depende muito do modelo do chapéu, porém, na maioria das vezes, são três dias para confeccioná-lo. Reforçou que, há todo um trabalho com o manuseio das palhas para moldar e definir o estilo. Também falou dos calos frequentes desse trabalho, mas nada tão doloroso, pois é um trabalho que ela ama fazer.
Para ela, cada chapéu carrega uma personalidade, um estilo de vida, seja ele mais romântico, elegante, simples ou mais “retrô”, isso vai depender de sua futura dona, porque segundo Soraia Mourão, “eles estão em sua chapelaria a espera de suas futuras donas”. Lembrando que, ela confecciona também conforme o pedido da cliente.
Destacou o quanto o vestir um chapéu transforma a postura de uma pessoa, a torna mais segura e demonstra o estilo de cada uma.
A respeito de como ela descreveria seu amor em trabalhar com chapéus, ela o compara com doces. “São pequenos pedaços de doces, porque é tão saboroso para eu fazer, que é muito doce”, enfatizou.
Soraia Mourão já confeccionou inúmeros chapéus e até mesmo para o exterior, também já participou de vários cursos e exposições, sendo a mais recente a do ano passado, promovida pelo governo de Mato Grosso: “26° Salão Jovem Arte”, o qual reuniu vários artistas com especialidades em diversas artes.
Além dos chapéus, Soraia Mourão confecciona bolsas, sombrinhas e ainda, é artista plástica. Ela também é sócia do “Gabinete Antes do Café”, onde está localizada sua chapelaria.