Com os avanços da tecnologia para o agro, o mercado disponibiliza várias ferramentas que se tornaram indispensáveis para o dia a dia no campo. Já existem sistemas disponíveis no mercado que colaboram com o acesso a informações para aumentar a segurança pública e patrimonial dos produtores rurais.
O próprio Estado de Mato Grosso disponibiliza aplicativos para reforçar a garantia de preservação. Com o MT Cidadão e o SINESP Cidadão, pela SENASP/MJ (Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério de Justiça), por exemplo, você, produtor, tem acesso direto a serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Sabemos que os investimentos necessários para manter uma boa produção agropecuária são elevados. Muitas vezes os produtores rurais se encontram em situações de vulnerabilidade devido ao alto índice de invasões e roubos em propriedades rurais. De fato, isso aumenta a importância de tomar medidas de proteção e investir também em equipamentos de segurança.
A aplicação de um projeto de segurança para a propriedade rural pode contribuir com o zelo da matéria-prima, de produções, dos animais, das máquinas e dos equipamentos agrícolas. Também é possível evitar desvios de combustível e insumos, além de auxiliar com o controle da prevenção de perdas. Sem deixar de citar que contribui com a sua segurança, da sua família e dos colaboradores que residem na fazenda.
Conheças as soluções tecnológicas disponíveis no mercado
Com as inovações tecnológicas desenvolvidas para suprir todas as necessidades dos produtores rurais, já é possível investir em equipamentos que auxiliam contra roubos e furtos em propriedades.
Tecnologia de drones
Os drones são recursos altamente eficazes, pois contribuem com o monitoramento de cargas, insumos, maquinários e animais que percorrem longas distâncias. Ainda podem ser controlados pela transportadora ou até mesmo pelo setor de segurança da própria propriedade.
RFID – Chip de Radiofrequência
Criadores de gado são vítimas de altos prejuízos por conta de furtos constantes em propriedades. Mas com a chegada da tecnologia 4.0, os chips de radiofrequência RFID vieram como um grande aliado de prevenção e combate a esses crimes.
Além disso, segundo o CEITEC (Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada) a ferramenta é ótima também para auxiliar no controle e no rastreamento dos rebanhos e garantir maior qualidade na carne e na exportação.
Salas de monitoramento
Os produtores vêm se tornando adeptos a contratar empresas de segurança patrimonial para garantir a proteção da propriedade. Isso porque as empresas assumem a responsabilidade de elaborar estratégias de gestão de acordo com a realidade de cada fazenda e localidade.
Por elas, é realizada a contratação de profissionais confiáveis, treinamento de vigilantes e instalação de câmeras e alarmes em vários pontos da propriedade. Além de ser feito o gerenciamento de serviços, insumos e disposição de salas para o monitoramento.
Internet em fibra ótica
Com esse avanço nas redes de internet, o produtor consegue garantir mais eficiência da vigilância. Por meio da instalação de uma rede em fibra ótica, o produtor garante um resultado muito mais eficiente, até mesmo para o tópico acima, sobre as salas de monitoramento, bem como identificar todo tipo de aproximação por veículos, pessoas e prevenir invasões com acionamento de segurança e reforço policial.
Animais de guarda
O bom e velho truque que nunca decepciona. Os cães são ótimos animais de guarda e podem complementar as suas estratégias de proteção. Estão sempre em alerta e emitem latidos quando o seu instinto animal indica que algo não está certo, o famoso “alarme” contra invasores.
Luzes de emergência
Pode ocorrer dos criminosos recorrerem ao corte da energia, portanto invista em uma iluminação eficiente que inclui luzes de emergência em vários espaços.
Todo cuidado ainda é pouco para garantir a segurança em propriedades rurais e o investimento nas tecnologias disponíveis no mercado é fundamental para tornar eficiente e evitar grandes prejuízos.
Medidas de prevenção contra furtos e roubos
O nosso parceiro Sistema Famato disponibilizou uma Cartilha de Segurança Rural na qual você pode ter acesso às principais dicas elaboradas com o auxílio da Polícia Civil para contribuir com a prevenção de furtos e roubos em propriedades rurais.