sexta-feira,22 novembro, 2024

Sociedade põe à prova a efetividade do ESG de marcas contra o racismo

Marketing e ESG estão diretamente relacionados e as marcas têm cada vez mais responsabilidade sobre os eventos, torneios e times que patrocinam. A constatação é de um levantamento da plataforma de mídia Teads que também mapeou, a partir da percepção dos consumidores, a ausência de diversidade na publicidade como um obstáculo do processo de combate ao racismo. O levantamento ocorre em meio à repercussão dos frequentes casos de racismo sofridos por Vinícius Júnior, jogador brasileiro que atua pelo Real Madrid.

Segundo Cau Stéfani, líder de Insights da Teads no Brasil, a falta de diversidade em campanhas impactará cada vez mais o consumo da população. “São pautas importantíssimas na sociedade e que ainda não encontram a representatividade esperada nas ações do setor publicitário e nos posicionamentos das marcas. Especialmente entre as gerações mais novas, o tema se mostra como um fator decisivo no momento da compra e que, muito em breve, começará a impactar a receita das companhias que não acompanharem esse amadurecimento do mercado”, complementa.

A pesquisa também revela que o grupo que mais observa esse tipo de assunto é o da Gen Z, percepção acentuada devido ao fato desta geração se importar mais com temas ligados a inclusão e diversidade – 70,1% deles afirmaram que já deixaram ou deixariam de comprar um produto de uma marca se considerarem que a campanha publicitária foi ofensiva ou racista.

Assim que o novo caso aconteceu no último domingo (21), no jogo entre Valencia e Real Madrid pelo Campeonato Espanhol – também chamado de La Liga –, e após os protestos não só do Vinícius Jr., mas de centenas de pessoas nas redes sociais, entidades e até mesmo do governo brasileiro, as marcas patrocinadoras do campeonato também foram questionadas – dentre as globais, estão Santander e Puma.

Fonte: Forbes

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

LEIA MAIS

Recomendados