O meio de transporte mais usado é o caminhão, empregado por 99% das indústrias (a soma dá mais de 100% porque as perguntas tinham alternativas múltiplas, e cada empresa podia escolher mais de uma opção).
A pesquisa conclui que, dentre as indústrias que usam as ferrovias, 31% consideram o serviço dos trens bom ou ótimo. 26% afirmam que é regular e 37%, ruim ou péssimo. Outros 7% não souberam responder.
Qual os meios de transporte mais usados?
A pesquisa diz que 99% das empresas utilizam os caminhões, 46% usam o transporte aéreo em algum momento, e 45%, o portuário. Na sequência, aparecem a cabotagem (13%), que é o transporte entre portos marítimos do mesmo país, e hidrovias (12%).
Esta é a primeira pesquisa da CNI sobre o tema, então não há dados de anos anteriores para mostrar a evolução dos dados.
- Distância média de transporte:
- A pesquisa mostra que a distância média percorrida no transporte rodoviário é de 885 quilômetros.
Para a CNI, o transporte rodoviário é indicado apenas para pequenas e médias distâncias, mas apenas 48% das indústrias apontam trajetos com média inferior a 500 quilômetros.
O problema do transporte rodoviário para longas distâncias, segundo a CNI, é que isso gera perdas econômicas com maior custo logístico relacionado ao consumo de combustíveis, níveis de acidentes, engarrafamentos, emissões de poluentes e deterioração dos veículos e vias.
Distância rodoviária média entre o local de produção e destino de venda dos produtos:
- Não soube responder/ não respondeu: 11%
- Até 100 km: 12%
- De 101 km a 500 km: 36%
- De 501 km a 1.000 km: 22%
- De 1.001 km a 1.500 km: 6%
- De 1.501 km a 2.000 km: 5%
- Mais de 2.000 km: 8%
O que motiva os empresários a mudar a forma de transporte?
A pesquisa da CNI diz que a redução de custos é a principal razão para motivar um executivo a mudar a operação de sua empresa por outro meio de transporte (64%) e a maior agilidade para entrega (16%).
Para 46% dos empresários, o custo é o principal problema na logística e na operação das empresas. Segundo 84% dos entrevistados, o custo do transporte e da logística na indústria é alto ou muito alto —79% indicam o frete como o principal custo logístico. Outros problemas relatados são o roubo de cargas (22%), má condição dos transportes (20%) e má qualidade da frota (7%).
Aumento no investimento em infraestrutura A CNI fez dois estudos sobre infraestrutura que concluíram que o Brasil precisaria aumentar os investimentos em transportes em, pelo menos, três vezes para tornar o país mais competitivo e para melhorar a logística para demanda interna, exportações e importações. A confederação diz que hoje o Brasil investe 0,65% do PIB (Produto Interno Bruto) para infraestrutura de transportes – enquanto o patamar ideal seria de 2% do PIB.
Quais os principais problemas de transporte para a indústria?
Infraestrutura das rodovias (67%), infraestrutura de ferrovias (34%), ampliação ou duplicação de rodovias (10%), custo do combustível (9%) e acesso aos portos (9%). Como a pesquisa foi feita? A pesquisa foi encomendada pela CNI e realizada pelo Instituto FSB Pesquisa. Foram ouvidos 2.500 executivos de grandes e médias empresas industriais em todo Brasil entre os dias 23 de junho e 9 de agosto, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Fonte: UOL