O Smart Cities Park 2024 reuniu em Nova Petrópolis, na serra gaúcha, gestores públicos, representantes de entidades e empresas do setor de tecnologia para discutir o papel das universidades digitais na transformação das comunidades locais. O reitor da Universidade Feevale, José Paulo da Rosa, foi um dos conferencistas do evento e participou do painel “Universidades Digitais: transformando comunidades através de hubs e incubadoras de inovação”, ao lado do professor da Universidade de Santa Cruz do Sul, Leonel Tedesco.
Durante sua apresentação, José Paulo da Rosa compartilhou dados de suas pesquisas em países como Coreia do Sul e Singapura, apontando como a priorização da educação levou ambas as nações ao topo do ranking internacional de avaliação educacional (Pisa). “As universidades têm um grande desafio de sempre buscar melhorar os seus instrumentos e ferramentas e inovar seus meios e canais com a comunidade. As instituições de ensino cumprem um papel fundamental no mundo atual, que é um mundo digital”, destacou o reitor da Feevale, ressaltando a importância do papel educativo na transformação digital.
Em sua fala final, José Paulo mencionou o crescente movimento de inovação na educação e reforçou o compromisso da Universidade Feevale com o avanço digital. “Esse movimento depende não só das universidades, mas, também, da sociedade e poder público. A Universidade Feevale está mais que disposta a contribuir para este momento”, afirmou o reitor.
O Smart Cities Park, promovido pela Associação dos Municípios de Turismo da Serra (Amserra), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), ocorreu entre os dias 29 e 31 de outubro, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Entre os temas abordados estavam cidades inteligentes, eficiência energética, mobilidade urbana, inteligência artificial, governos digitais e negócios disruptivos, todos voltados para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.