domingo,24 novembro, 2024

Smart cities: construir o futuro das cidades com o 5G

O futuro chegou às cidades potenciado pela rede NOS 5G. Um pouco por todo o mundo – e Portugal não é exceção –, as smart cities estão a conquistar terreno, povoadas por soluções tecnológicas inovadoras desenhadas para promover infraestruturas mais robustas e serviços mais ágeis, fomentando o bem-estar da comunidade.

A mobilidade é um dos campos onde o 5G continua a acelerar. Graças ao 5G, os veículos inteligentes vão comunicar entre si, com as pessoas e com os outros dispositivos, para tomar decisões instantâneas e seguras para todos. Prevenção de acidentes, gestão de tráfego, controlo de semáforos, indicação dos melhores trajetos em tempo real, soluções de partilha de carro e estacionamento mais acessíveis e a disseminação dos veículos autónomos são algumas das possibilidades que a tecnologia 5G acarreta em matéria de transportes urbanos.

Num momento em que a eficiência energética e a escassez de recursos estão na ordem do dia, o 5G também ajuda a trazer um horizonte de sustentabilidade mais efetivo para as cidades. A era do 5G traz, por exemplo, o controlo em tempo real do consumo de energia, da rega dos jardins, da qualidade da água que bebemos ou do tratamento de resíduos urbanos. Com a transformação 5G das cidades podemos ajudar a reduzir a poluição e a tornar a sociedade mais sustentável.

Com o 5G, a segurança dos cidadãos também é reforçada. A análise de vídeo em tempo real, a partilha da localização exata ou o envio de informações e alertas contribuem para tornar o dia a dia de todos mais seguro. Seja um salvamento no mar, um acidente na autoestrada ou a identificação de pessoas em risco durante catástrofes, o 5G garante uma ação imediata em emergências.

Smart cities: construir o futuro das cidades com o 5G

Ponta Delgada: uma smart city com o 5G da NOS

Mas desengane-se quem pensar que só há cidades inteligentes nos grandes centros urbanos. Sabia que Ponta Delgada, nos Açores, já é uma smart city potenciada pela rede NOS 5G?

Atualmente, o 5G da NOS já cobre todas as ilhas dos Açores. Para além disso, Ponta Delgada já conta com uma cobertura à volta de 98% da população com 5G da NOS, o que abre o caminho para a aceleração de uma série de soluções tecnológicas de smart cities altamente inovadoras.

Para que seja muito mais fácil encontrar um lugar vago para estacionar, os munícipes vão passar a poder contar com informação, em tempo real, sobre lugares disponíveis. Estes dados serão conseguidos graças a uma série de sensores e de vídeo analítica, que permitem validar a quantidade de lugares de estacionamento e volume de entrada e saída de veículos.

A solução de vídeo analítica instalada no concelho permite analisar a mobilidade na cidade no seu todo – controlo de tráfego, trajetos e horários mais movimentados – para uma melhor gestão, com base em dados reais, completamente anonimizados. Para além de aumentarem a eficiência da mobilidade, as aplicações de smart cities permitem também melhorar a segurança da cidade. De forma a evitar acidentes, a solução de passadeira inteligente deteta peões na passadeira e ativa, automaticamente, um sistema de alerta aos condutores e peões, o qual imite dados que posteriormente são tratados e incorporados na solução de analítica de mobilidade da NOS

Esta solução permite fornecer a contagem e monitorização da mobilidade dos cidadãos nacionais e estrangeiros, integrando todas as fontes de dados numa plataforma única que permita compreender quais os influenciadores da dinâmica do território, para uma alocação mais eficaz dos recursos no terreno, melhor planeamento municipal, gestão de eventos, comunicação endereçada à população nos locais adequados e melhor serviço geral à população.

Smart cities: construir o futuro das cidades com o 5G

Toda a informação proveniente destas aplicações é monitorizada numa sala de comando e controlo, operada por uma equipa do município. Aqui, uma plataforma agregadora permite uma visão abrangente e transversal, para uma melhor análise e representação gráfica em vários dashboards.

A elevada cobertura da região com 5G da NOS apenas foi possível graças à duplicação pela NOS do número das suas estações base no arquipélago, no último ano, através de um investimento de mais de 3 milhões de euros. Presente há mais de 30 anos nos Açores, a NOS já investiu mais de 83 milhões de euros na região, onde conta, neste momento, com quatro data centres. Esta evolução da rede 5G da NOS nos Açores está em linha com o investimento que tem sido feito pela operadora, a nível nacional, e que tem merecido a distinção de várias entidades independentes, como, entre outras, Ookla, Open Signal ou DECO, que assinalaram a qualidade e velocidade da rede de última geração da NOS face às das restantes operadoras.

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados