O Shopping Pantanal tem se destacado em ações sustentáveis, trazendo benefícios significativos para a população de Cuiabá. Com um compromisso firme em promover práticas ambientalmente responsáveis, a unidade se empenha em reduzir seu impacto no meio ambiente e melhorar a qualidade de vida em comunidade.
Nesse sentido, dentre as ações do shopping com foco em sustentabilidade, a criação de uma cooperativa que atua em rede junto à unidade – garante um retorno para sociedade como serviço de assistência social a famílias em situação de vulnerabilidade.
“O projeto vem desde 2016, iniciou por conta do processo de coleta seletiva. Com isso a gente desenvolveu um projeto criando uma cooperativa, por razões legais o condomínio não pode gerar receita, então não podíamos pegar o resíduo reciclado e vender. Então fechamos uma parceria onde o resíduo reciclado vai para uma cooperativa. E os recursos ajuda a subsistência de 35 famílias. Contribuindo com R$ 2.400 por família. A cooperativa contribuiu, mas o pontapé inicial e o padrinho foi o Shopping Pantanal. A gente provocou, encontrou parceiros de treinamento. Fez toda a implantação lá no início. Ajudamos a criar a cooperativa porque era uma deficiência local. Ainda monitoramos as atividades e damos todo suporte operacional e técnico para todos trabalharem com segurança”, explica o gerente de operações do Shopping Pantanal, Marcelo Lopes.
Um dos grandes avanços do Shopping Pantanal foi a implementação de práticas de eficiência energética em suas instalações. O uso de sistemas de iluminação LED de baixo consumo, aliado a um sistema de monitoramento inteligente, tem permitido a redução expressiva no consumo de energia elétrica, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e também para a redução de custos operacionais. A energia sustentável, também é utilizada para abastecer o sistema que alimenta as cancelas de estacionamentos do Shopping.
Outra ação importante do Pantanal é a gestão eficiente de resíduos. O programa abrangente de coleta seletiva, visa reciclar e descartar adequadamente os materiais. A conscientização sobre a importância da reciclagem também é disseminada entre os lojistas e frequentadores do shopping, promovendo a mudança de hábitos e o consumo consciente.
“Muitos sócios têm essa pegada, visão de responsabilidade como um todo. É aquilo, mitigar os impactos. Não é toda empresa que preza e tem essa preocupação com o que a gente vai ver, com o que a gente está fazendo com o planeta. Então é fazer as ações para ter o mínimo de impacto possível dentro do planeta. Muitas ações que a gente faz, o plantio, de reflorestamento é pensando em tudo isso”, aponta Marcelo.
“Em especial, o Dia da Árvore fazemos doações de mudas de planta no shopping, distribuímos essas plantas e trabalhamos em dias especiais em algumas localidades com reflorestamento. Temos alguns parceiros que a gente apoia nesse sentido, temos visitas guiadas para o pessoal entender o nosso projeto aqui dentro e no final doamos uma muda de planta frutífera”, completa.
A Horta Orgânica, é mais um grande componente das ações executadas. Em uma área de 120 m², são produzidas cerca de 2.000 verduras e hortaliças por mês, além de frutíferas. A horta foi construída com materiais reaproveitados pelo shopping, tais como: cones, pavers do estacionamento, vasos de plantas do paisagismo, lixeiras dos corredores do shopping e tubulações. Toda produção é destinada aos colaboradores, lojistas, ONGs e clientes em ações promovidas pelo shopping. Movimento que integra um conjunto de mais de 50 ações sustentáveis do Pantanal.
“O Pantanal foi o segundo que fez essa ação. Hoje temos a maior quantidade de ações implantadas. Temos a visita guiada, ação de doação, horta natural, reuso de água, descarte consciente. Tem ações de entrega de muda no Carnaval, já são três anos consecutivos numa ação que utiliza materiais reciclados para fazer o é adereço de Carnaval, tanto de fantasia, etc”, destaca.
O comprometimento do Shopping através das iniciativas propostas já conta com reconhecimento e benefícios para a própria unidade. Como o enquadramento na lei municipal nº 515/2022, o IPTU Sustentável – que entrou em vigência em Cuiabá, no dia 1º de janeiro de 2023. A medida é destinada para imóveis residenciais, comerciais, industriais e condomínios horizontais – e propõe um abono de 2,5% sobre os impostos aos proprietários que adotarem tecnologias e práticas sustentáveis, entre outras. Ações adotadas pelo Shopping.
“Dentro do nosso projeto a gente também pensou na comunidade entorno. Tratamos todo tipo de resíduo, não só resíduos internos. Então também estamos abertos para fazer a logística reversa para a comunidade. Foi o que nos contemplou para a conquista dessa questão do IPTU”, relata.
“Podemos falar com resultados já reconhecidos. A gente tem a monção rosa da Câmara municipal; certificado de Responsabilidade Social de Mato Grosso através da assembleia legislativa por esses projetos implantados desde 2019. Então antes da pandemia a gente já tinha essa certificação. A questão da cooperativa que a gente já implantou. Mas o ponto é não deixar morrer o projeto, então a gente o ancorou e está até hoje”, finaliza.
O Pantanal Shopping através de parcerias que compõe o conjunto de esforços que busca contribuir com desenvolvimento social – assumindo o compromisso de melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde está presente. Com base nesse princípio, a empresa investe em projetos sociais não só com apoio financeiro, mas também com a participação de seus diretores, colaboradores e parceiros em ações de voluntariado.