Imagens foram capturadas pela fotógrafa Priscila Ribeiro no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo
Marcada por imagens reflexivas, autorretratos criativos e um varal de memórias, a exposição fotográfica “A Última Estação” estreia na Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal, no dia 19 de novembro, às 19 horas, trazendo uma reflexão sobre a transitoriedade da vida e o lugar da velhice em uma sociedade que tende a privilegiar a juventude. Com imagens de Priscila Ribeiro, fotógrafa documental, a mostra expõe um pouco do Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, os olhares, as rugas, os corpos e toda a vivência de seus moradores.
A mostra, promovida pelo Sesc-MT, foi criada a partir da obra de Priscila, em combinação com materiais produzidos após vários encontros entre os idosos do Lar São Vicente de Paulo e do projeto Sesc Conviver, mediados por oficinas e atividades criativas. A arte ajudou a criar laços afetivos e a desenvolver uma nova visão sobre o envelhecimento, deixando de lado o estigma que a sociedade geralmente tem sobre essa fase da vida.
A proposta do desenvolvimento criativo, para além de ser uma maneira de integração dos dois grupos, foi estimular os idosos a redescobrirem suas habilidades, encontrando na arte uma nova linguagem capaz de traduzir seus sentimentos e identidades.
Para Priscila Ribeiro, em “A última estação” cada fotografia é um testemunho silencioso, e poderoso, da resiliência e humanidade que caracterizam o processo de envelhecimento. “É uma exposição que convida a repensar nossos valores, prioridades e atitudes em relação aos idosos, e também busca inspirar mudanças, promover o diálogo e, acima de tudo, celebrar a vida da última estação da jornada humana”, afirma.
Na seção “Varal de Lembranças” serão apresentados os materiais resultantes dos encontros entre os dois grupos de idosos, com fotografias e pinturas que resgatam as experiências vividas. Os registros são mais que criações artísticas, são fragmentos de vivências, carregados de significados.
Aliada a exposição, acontecerá uma campanha de arrecadação de fraldas para os moradores do Lar São Vicente de Paulo, um item fundamental para garantir o conforto e dignidade dos idosos. A campanha é um esforço coletivo na promoção do respeito e valorização da vida, contribuindo com o trabalho fundamental de cuidado e carinho desempenhado pelos trabalhadores do Lar.
Sesc Conviver
O Programa Sesc Conviver, que surgiu com encontros virtuais no período de reclusão durante a pandemia, é desenvolvido pelo Sistema Comércio de Mato Grosso, por meio do Sesc-MT. O objetivo é levar bem-estar e sociabilidade aos idosos por meio de várias atividades, entre elas reuniões, oficinas manuais, palestras, rodas de conversa, exibições de filmes, piqueniques e bingo.
Serviço:
Exposição fotográfica “A última estação”
Quando: de 19 de novembro a 02 de fevereiro (apenas no dia 19, a abertura será às 19h)
Onde: Galeria de Artes Visuais do Sesc Arsenal
Horário de visitação: de terça-feira a sábado, das 14h30 às 21h; e aos domingos das 15h às 21h
Sobre o Sesc-MT
O Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) é uma entidade privada, financiada com as contribuições do empresariado, sem ônus para os empregados, ou a utilização de recursos públicos. Desde 1947, promove ações de saúde, lazer, educação, cultura e assistência, com o objetivo de fornecer o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, de seus familiares e da comunidade em geral no estado de Mato Grosso. Atualmente, o Sesc-MT administra 22 unidades fixas no estado e quatro unidades móveis que circulam pelos municípios do interior.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Fotos: Priscila Ribeiro