domingo,24 novembro, 2024

SER Família Capacita: terceira turma em unidade prisional é formada pelo Senai MT

Roberto Magalhães Pinto, de 62 anos, é um dos alunos do curso pintor de obras imobiliárias da Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães comemorou o certificado. Ele está detido há 1 ano e quatro meses tem uma pena de sete anos para cumprir reforçou que a formação auxiliará com uma nova profissão, além da remissão da pena.

“Eu já tinha uma experiência, mas aprendi muito mais. Aprendi a fazer a medição, a misturar as cores, orçamento, a metragem da obra para poder saber cobrar pelo serviço. Pretendo aplicar lá fora, quando eu sair, para ter uma renda extra e sustentar minha família. Esse programa é uma ação muito boa, muito importante”, afirmou.

Além de Roberto, mais 18 homens receberam certificado de conclusão de curso do Senai MT em cerimônia na sexta-feira (17.11). A Cadeia Pública de Chapada dos Guimarães é a unidade de referência para prisão de policiais militares e civis desde setembro de 2021.

cadeia publica ser familia

De acordo com o diretor da Cadeia Pública de Chapada de Guimarães, Geovane Ferreira do Amaral, as capacitações do SER Família Capacita, aplicadas nas unidades prisionais são de suma importância, pois preparam os reeducandos para quando estes cumprirem suas penas. 

“Eles estarão capacitados para arrumar um emprego após a saída da unidade, serão úteis para a sociedade, e este é o nosso objetivo, ressocializar. Além disso, existe a questão da remissão de pena, a cada 12 horas de estudo, é reduzido um dia da pena e ocupam a cabeça”, explicou.

Esta é a terceira turma formada em unidades prisionais em Mato Grosso pelo SER Família Capacita. A primeira foi na Penitenciária da Mata Grande, em Rondonópolis, com o curso de Construtor de Alvenaria, no mês de outubro; e a segunda no Presídio Feminino Ana Maria do Couto May, com a capacitação também em Construtor de Alvenaria.

cadeia publica ser familia
Roberta Rodrigues, gerente do Senai Distrito Industrial

De acordo com a gerente do Senai do Distrito Industrial, Roberta Rodrigues, a iniciativa do Governo do Estado é muito importante, pois dá a oportunidade de ter uma formação, de poder ser um empreendedor ou mesmo se aperfeiçoar em uma nova profissão.

“Fizemos uma análise recente e identificamos que as turmas com base em parcerias têm mais aderência dos estudantes. E que as capacitações realmente têm feito a diferença para as pessoas que estudam e conseguem se qualificar. Tem pessoas que realmente estão aproveitando a oportunidade ao máximo”, contou.

Para o instrutor do Senai, Helton Henrique Nascimento da Costa, a realização do curso dentro de uma unidade prisional é de suma importância pois, além de ensinar uma nova profissão, também ocupa a mente e demonstra que todos podem aprender algo novo.

“É uma ação muito boa, pois o Programa SER Família Capacita oferece a oportunidade de aprender uma nova profissão, de se capacitar, e o mercado está em falta de mão de obra qualificada. Daqui eles podem sair preparados para o mercado de trabalho”, enfatizou.

cadeia publica ser familia
3ª turma em unidade prisional formada pelo Senai MT

Em operação desde abril, o programa de capacitação profissional teve turmas em 118 municípios do estado. SER Família Capacita é idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, é gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A superintendente de Promoção do Trabalhador da Setasc, Danielli Denise Santos, ressaltou a importância da realização da capacitação dentro de uma unidade prisional, principalmente quando é necessário sair da zona de conforto para aprender uma nova profissão. Ela agradeceu a participação dos formandos e explicou que há outros cursos que também podem ser realizados. 

“Estamos extremamente felizes por estarmos realizando essa certificação, que atende vários objetivos do Programa que é a educação, o amadurecimento profissional que pode gerar um empreendedorismo e a oportunidade de um novo emprego. Parabéns a todos”, completou.

Entre as turmas concluídas e as que estão em andamento, o programa SER Família Capacita tem 434 turmas no total. São quase 10 mil matrículas realizadas em 83% dos municípios mato-grossenses, cerca de 118 cidades.

Texto: Amanda Simeone com informações da Setasc MT

Fotos: João Reis / Setasc MT

Redação
Redaçãohttp://www.360news.com.br
1º Hub de notícias sobre inovação e tendências da região Centro-Oeste e Norte do Brasil.

LEIA MAIS

Recomendados