Especialistas em governança e gestão digital discutiram estratégias de aceleração para a transição de serviços a partir de diagnóstico gerado do acordo de cooperação técnica entre Seplag e Estônia Hub

Indicadores apontam os avanços e desafios das tomadas de decisões para tornar a administração pública estadual de MT mais eficiente e sustentável Crédito – Divulgação Seplag
A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MT) promoveu, nesta sexta-feira (30.09), uma discussão entre agentes públicos do Governo de Mato Grosso, servidores e representantes da Estônia que promovem as relações tecnológicas e comerciais entre o Brasil e a Estônia nos setores públicos.

O encontro foi realizado no Palácio Paiaguás e debateu o diagnóstico gerado pelo acordo de cooperação técnica que intensifica a transformação digital estadual. A reunião contou com a participação de representantes de órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

O secretário da Seplag, Basílio Bezerra, destacou a ambiciosa meta de aceleração dos serviços para uma transformação digital, inovadora e eficiente. “A transformação digital dos serviços é prioridade do Governo de Mato Grosso. Nosso objetivo é entregar serviços mais eficientes e ágeis para o cidadão. Queremos digitalizar aproximadamente 500 serviços em 1 ano e 6 meses. É uma meta ousada, mas factível”, declarou o secretário.

Durante o evento, o analista de dados do Centro de Registros e Sistema de Informações da Estônia, Indrek Tops, explicou o processo de digitalização dos serviços jurídicos na Estônia, conhecido como e-justice.

O presidente da Estônia Hub, Raphael Freitas, e o consultor internacional de projetos da mesma organização, discorreram sobre os indicadores do diagnóstico que cruzou dados e comparou informações de estados brasileiros, incluindo Mato Grosso, com os da Estônia.

O adjunto de Planejamento e Governo Digital da Seplag, Sandro Brandão, apresentou o painel de monitoramento da transformação digital de serviços públicos mato-grossense. Segundo ele, mais de 170 atendimentos já são realizados totalmente online e a expectativa é que essa quantidade dobre sucessivamente nos próximos semestres.

“Estamos trabalhando para que mais serviços estejam disponíveis de forma digital, facilitando o acesso e garantindo eficiência. Nossa expectativa é que essa expansão traga mais comodidade à população e reforce a transparência nas ações do governo”, finalizou o adjunto.

MT Digital

A Seplag gerencia os processos de transição digital dos serviços prestados pela administração pública estadual para a população mato-grossense. Ainda para este ano o fluxo de transição digital, por meio do Plano de Trabalho Anual, estima transformar cerca de 50% dos serviços da carta serviço.

Também oferece soluções tecnológicas que fazem parte da plataforma digital do Estado de MT. São exemplo disso, o aplicativo MT Cidadão, MT Login, entre outras ferramentas, como a plataforma X-Via usada para auxiliar os órgãos e entidades a digitalizarem os seus serviços.

Fonte: Inácio de Paula e Gabrielly Ferreira