Especialistas do Instituto de Pesquisa e Tecnologia Agroalimentar (IRTA) lançam o projeto de demonstração “CITRUSREG: Digitalização da irrigação no cultivo de frutas cítricas por meio de sensores e adaptação às mudanças climáticas otimizam o consumo de água” , com financiamento do Departamento de Ação Climática , Agenda Alimentar e Rural da Generalitat da Catalunha, para mostrar aos produtores e técnicos de citricultura a possibilidade de monitorar o teor de água no solo por meio de sensores para cultivar citros de forma sustentável do ponto de vista hídrico.
Ao longo do projeto serão instaladas sondas capacitivas da marca Truebner para medir o teor de água no solo. Isso permitirá avaliar o comportamento da plantação nos diferentes manejos da água, bem como conhecer a dose efetiva de irrigação, tanto na parcela irrigada de acordo com as recomendações de evapotranspiração, quanto na parcela irrigada de acordo com os valores das sondas. Graças a esta tecnologia, os produtores poderão ajustar a dose de irrigação e reduzir o consumo de água.
Para realizar esse cálculo, também será medido o volume da copa e a área sombreada da árvore. Além disso, durante os meses de verão, serão realizadas uma ou duas medições do estresse hídrico dos citros nas diferentes parcelas ou doses de irrigação para ver sua aclimatação às mudanças climáticas, e serão realizadas com um porômetro que avaliará o comportamento estomático das folhas das frutas cítricas —a água liberada pela planta na forma de vapor— ou estresse hídrico quando lhes falta água.
Numa segunda fase do projeto, será estudado se existem diferenças entre as parcelas no que diz respeito ao crescimento dos frutos das diferentes variedades. Serão estudados a curva de crescimento do fruto, o diâmetro, a espessura da casca e o nível de produção por árvore ou a colheita total da plantação. No momento da colheita, as laranjas serão pesadas para calcular o volume de produção das diferentes variedades. Da mesma forma, serão analisadas as propriedades internas da maturação, como o teor de açúcares e a acidez.
Fonte: Agrolink