O desenvolvimento e o uso de tecnologias digitais não estão restritos apenas aos grandes centros urbanos, mas têm se tornado cada vez mais comuns no agronegócio. A transformação digital no campo é um dos assuntos do TecnoAgro, evento que vai reunir inovação, capacitação e tecnologia em Uberlândia e que está com inscrições abertas. A TV Integração é uma das apoiadoras.
Convidado a apresentar um painel sobre o tema no TecnoAgro, o líder de Inovação Aberta da divisão agrícola da Bayer para a América Latina, Dirceu Ferreira Júnior, disse ao g1 que há várias empresas e startups que se dedicam a poder ajudar o produtor nessa transformação digital.
“O Brasil é um país líder em produção agrícola, mas ainda existe um espaço muito grande de potencial produtivo das culturas. Isso é possível por causa dessa transformação digital, da coleta, uso e processamento de dados, que faz com que isso volte para o produtor de uma maneira inteligente para que ele possa tomar a melhor decisão”, afirmou.
Um dos exemplos de aplicação de tecnologia digital no campo citados por Dirceu é a plataforma de monitoramento agrícola Climate Field View, que é amplamente usada no mundo. No Brasil, a ferramenta está presente em mais de 25 milhões de hectares de propriedades rurais.
“Essa plataforma coleta e extrai dados dos maquinários e dos tratores do produtor rural em tempo real, processa esses dados, manda para a nuvem, reprocessa, e retorna com essa informação para o produtor, dizendo como está indo a atividade de plantio de semeadura, a pulverização, a colheita, para que ele possa tomar decisões e corrigir algo que não estava sendo bem feito naquele momento”.
Segundo o especialista, o uso de imagens de satélite para monitorar a produção e a entrada de robôs nas lavouras para avaliar quais os produtos mais indicados para as plantas são outros de muitos mecanismos digitais existentes que impulsionam a produtividade
“A aplicabilidade de inovação e de novas tecnologias digitais na agricultura é imensa, é um mar de oportunidades. Isso é uma realidade na agricultura nacional”, declarou.
Apesar do potencial, a transformação digital no campo ainda enfrenta obstáculos no Brasil. Segundo Ferreira Júnior, a falta de conectividade em 70% das áreas rurais do país atrasam a implementação das novas ferramentas para todos os produtores.
“A implementação de rede nas áreas rurais vai fazer com que a aplicação de novas tecnologias ganhe uma velocidade enorme. Mas isso não pode ser uma desculpa apenas, porque várias tecnologias operam off-line”, defende.
Ainda conforme Dirceu, além da produção em si, a digitalização das práticas no campo também podem auxiliar os produtores na negociação dos produtos.
“Já há plataformas que fornecem informações sobre preço da commodity, de como está o mercado, para que o produtor possa tomar uma decisão sobre como comercializar no melhor momento possível, sem depender apenas dos compradores. Tudo isso é possível por conta da tecnologia. É dentro da porteira e fora da porteira também”, finalizou.
Texto: Luís Fellipe Borges