Dois projetos desenvolvidos por alunos do Senai MT foram premiados na Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI), que ocorreu durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada em Cuiabá entre os dias 23 e 25 de outubro.

O projeto “Cultivando a Sustentabilidade” foi desenvolvido pelos alunos do Novo Ensino Médio Técnico do curso de Automação Industrial do Senai Distrito. Tudo começou quando os alunos assistiram ao filme “O Menino que Descobriu o Vento” e o professor lançou um desafio da elaboração de um projeto que trouxesse a sustentabilidade como base.

E assim, os alunos desenvolveram uma horta automatizada para escolas e comunidades carentes. Foram seis meses de muito estudo, pesquisa e montagem de protótipo, tudo desenvolvido dentro do Senai Lab, espaço destinado ao conhecimento, tecnologia e inovação.

“O objetivo principal é otimizar o uso do espaço urbano, e através do envolvimento dos alunos o projeto busca melhorar a qualidade de vida nas escolas e com esse aprendizado deles promover a sustentabilidade e engajar a comunidade em práticas ecológicas”, explicou o gerente da unidade, Daurisson Santos.

Já o projeto Sunflower Solar, desenvolvido pela aluna do 3º ano do Novo Ensino Médio, Andressa da Silva Martins, da unidade Senai de Alta Floresta, é inspirado no movimento dos girassóis, que acompanham a movimentação do sol. Assim, Andressa desenvolveu o projeto com painéis solares móveis, que por meio de um Arduino Uno, sensores LDR e servomotores para ajustar a posição destes painéis, aumenta a captação de energia solar em até 40%.

No entanto, Andressa pensou em uma tecnologia como essa, que já é utilizada por usinas industriais, para ser utilizada também em residências, que seriam necessários equipamentos mais robustos, com foco no baixo custo. O projeto adaptado para uso residencial via controle remoto IOT garante maior eficiência energética.

“O objetivo agora é tentar baratear esse custo usando componentes mais simples para trazer para as residências. Ao invés das pessoas colocarem mais placas solares no telhado, utilizando ao máximo as placas solares existentes, não há necessidade de a pessoa colocar mais placas”, explicou o orientador da jovem e interlocutor de Inovação do Senai Alta Floresta, Taylor dos Santos.

“O Sunflower oferece uma opção acessível e eficiente para residências e indústrias, contribuindo para a redução do impacto ambiental e a transição para fontes renováveis”, explicou Andressa.

Esteira automatizada

Apesar de não terem sido premiados, os alunos do curso de Aprendizagem Técnica em Mecânica, desenvolvido pelo Senai Distrito em parceria com a empresa Trael, também receberam reconhecimento ao apresentarem o projeto baseado em uma esteira alimentadora automatizada e controlada via celular com internet.

“Além do envolvimento dos próprios alunos no projeto, destacamos o envolvimento da própria empresa, Trael, que também patrocinou parte dos custos da esteira. E vale destacar que no dia da apresentação o próprio presidente da Trael teve lá para prestigiar os aprendizes”, contou Daurisson.

Texto: Julia Oviedo